Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Murilo Fischer, um brasileiro no Tour de France

Por Davi Correia 16 jul 2010, 14h05

O ciclista brasileiro Murilo Fischer, 31 anos, natural de Brusque (SC), já participou de duas edições do Tour de France e de outras provas de primeira linha na Europa. Neste ano, ele sofreu uma queda e por conta disso não foi à França. Em 2008, na Olimpíada de Pequim, Murilo tornou-se o ciclista brasileiro mais bem colocado em olimpíadas ao terminar a prova de estrada na 20ª colocação. A seguir, ele fala da preparação para o Tour de France e sobre o esporte que é mania em países como Espanha, França e Itália.

Quando você começou a correr?

Comecei a correr de mountain bike em 1995. Em 1997, comecei no ciclismo de estrada, asfalto, e 2004 foi meu primeiro ano como profissional, onde começa o ciclismo verdadeiro na minha opinião.

Qual o atrativo do esporte?

O ciclismo é um esporte coletivo, não parece, porque não ganha o grupo, ganha um só. Todo mundo pensa que é individual, mas é completamente diferente, cada um na equipe tem papel definido.

Quando começa a preparação para uma prova como o Tour de France?

A partir da metade de novembro, quando temos grande volume de treinamento para adquirir resistência, e depois colocar uma carga de trabalho para resistir à competição. Depois desse período de três a quatro a meses, ocorrem muitas competições que servem para aperfeiçoar a condição física, o ritmo de corrida.

O Tour de France é a principal competição?

O mundo todo conhece a prova. Até quem não acompanha ciclismo acho que conhece o Tour de France. Um pouco pelo americano Lance Armstrong, um pouco pela cobertura das televisões do mundo todo.

Continua após a publicidade
Publicidade