Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Mundial de surfe de 2017 começa com brasileiros como favoritos

Gabriel Medina, Mineirinho, Filipe Toledo e companhia tentarão trazer de volta o título para o Brasil. Etapa de Gold Coast tem início às 18h (de Brasília)

Por Da redação
Atualizado em 4 jun 2024, 18h54 - Publicado em 13 mar 2017, 12h05

A temporada de 2017 do Circuito Mundial de Surfe começa nesta segunda-feira, às 18h (7h da manhã de terça-feira na Austrália), em Gold Coast. Nove brasileiros iniciam a caminhada na tentativa de trazer de volta o troféu de campeão para o país. Gabriel Medina, em 2014, e Adriano de Souza, o Mineirinho, em 2015, conquistaram a taça, mas no ano passado o havaiano John John Florence evitou o tricampeonato da “Brazilian Storm” (tempestade brasileira, como o grupo é apelidado no exterior).

 

O Mundial terá 11 etapas com os dois piores resultados de cada surfista sendo descartados do resultado final, mas os brasileiros sabem que é muito importante começar bem a perna australiana do Circuito Mundial, nas etapas de Gold Coast, Margaret River e Bells Beach.

“No ano passado, a ressaca do título pesou bastante. Agora me sinto mais leve e tranquilo e a meta é ser campeão mundial novamente. Quero chegar em Pipeline, na última etapa, com chances de título. Esse vai ser meu foco esse ano. Quero muito voltar a brigar por esse espaço e estou disposto a atingir esse objetivo”, afirmou Mineirinho.

Com 30 anos, ele é o veterano entre os brasileiros que vão tentar o título, com destaque ainda para Gabriel Medina e Filipe Toledo, dois surfistas talentosos e que devem brigar pelas primeiras posições. Além deles, estarão representando o país Italo Ferreira, Caio Ibelli, Wiggolly Dantas, Miguel Pupo, Jadson André e o estreante na elite Ian Gouveia, filho de Fabinho Gouveia, campeão mundial amador em 1988 e responsável por a abrir as portas na elite da modalidade aos brasileiros.

Medina animado – Para o surfista de Maresias, é fundamental se sair bem logo de cara. “Estou bem animado, concentrado, preparado e pronto para ir bem.” Após o período de férias, Medina fez um treino físico em sua cidade e viajou para El Salvador para simular condições que poderá encontrar na Austrália.

Continua após a publicidade

Como o campeão de 2014 surfa com o pé direito na frente da prancha, quando as ondas vão para a direita ele fica de costas para a onda, o que nesta modalidade costuma ser mais difícil. E é assim na primeira etapa do ano na praia de Snapper Rocks. “O back side dele é forte, rápido, está dentro do que estamos esperando. Um surfe vertical, forte e com velocidade, dentro do padrão. Nossa meta é pontuar bem”, explicou Charles Saldanha, padrasto e técnico do atleta, que está suspenso das primeiras etapas. 

A disputa deve ser novamente equilibrada do início ao fim. Veteranos como Kelly Slater, 11 vezes campeão, e o tricampeão Mick Fanning já avisaram que pretendem brigar até o final da temporada. No ano passado, por exemplo, ambos optaram por não disputar todas as etapas.

Entre os surfistas da nova geração, destaque ainda para o havaiano John John Florence, atual campeão. Kolohe Andino, Jordy Smith, Julian Wilson e Owen Wright também estão entre os candidatos mais fortes.

(com Estadão Conteúdo)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.