Clique e assine a partir de 9,90/mês

MotoGP divulga calendário provisório da temporada 2012

Por Da Redação - 14 set 2011, 08h25

A Federação Internacional de Motociclismo (FIM) divulgou nesta quarta-feira o calendário provisório da temporada 2012 do Mundial de Motovelocidade. A modalidade de motos, que inclui as categorias 125cc, Moto2 e MotoGP, terá as mesmas 18 etapas do campeonato praticado neste ano, com confirmações ainda em aberto nas provas da Espanha, Portugal e Alemanha.

Dentre os destaques está a prova disputada fora do tradicional horário da manhã. O Grande Prêmio de Losail, no Catar, deverá abrir a temporada no dia 15 de abril de 2012, ocorrendo no período da noite. Já a prova da Holanda seguirá, como o esperado, sendo disputada no sábado, em 30 de junho.

Outro destaque foi a mudança de calendário envolvendo as duas etapas norte-americanas da categoria, de Laguna Seca e Indianápolis. As duas provas serão subsequentes, mas com uma diferença de três semanas entre ambas – a primeira está marcada para 29 de julho; a segunda, que abrigará apenas a categoria da MotoGP, será em 19 de agosto.

A etapa alemã do Mundial, previamente agendada para o dia 8 de julho, ainda não foi confirmada pelos organizadores e pela FIM – o circuito de Sachsenring seria substituído por outro ainda não revelado. No entanto, tanto a prova germânica, como os GPs da Espanha (Jerez de La Frontera, 29 de abril) e Portugal (Estoril, 6 de maio) foram marcadas de acordo com o contrato vigente com a MotoGP.

Continua após a publicidade

A corrida do Japão, em Motegi, deverá continuar sendo disputada no mês de outubro. A prova, comumente marcada para o mês de abril, sofreu a alteração em 2011 por conta do tsunami ocorrido no mês de março, que gerou gravíssimas avarias ao país asiático. O encerramento da temporada será em Valência, no dia 11 de novembro.

Confira o calendário provisório da temporada 2012 da MotoGP:

15 de Abril – Qatar (Doha/Losail)

29 de Abril – Espanha (Jerez de la Frontera)

Continua após a publicidade

6 de Maio- Portugal (Estoril)

20 de Maio – França (Le Mans)

3 de Junho – Catalunha (Barcelona)

17 de Junho – Grã Bretanha (Silverstone)

Continua após a publicidade

30 de Junho – Holanda (Assen)

8 de Julho – Alemanha ‘(a confirmar)’

15 de Julho – Itália (Mugello)

29 de Julho – Estados Unidos (Laguna Seca)

Continua após a publicidade

19 de Agosto – Indianápolis (Indianapolis)

26 de Agosto – República Tcheca (Brno)

16 de Setembro – San Marino (Misano)

30 de Setembro – Aragón (Motorland)

Continua após a publicidade

14 de Outubro – Japão (Motegi)

21 de Outubro – Malásia (Sepang)

28 de Outubro – Austrália (Phillip Island)

11 de Novembro – Valência (Ricardo Tormo)

Publicidade