Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Moisés Caicedo: a joia do Equador na Copa que já foi algoz do Flamengo

Meio-campista de 21 anos participou de goleada do Independiente Del Valle sobre o time brasileiro em 2020 e atrai olhares por bom momento na Inglaterra

Por Da redação
20 nov 2022, 06h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O jogo inaugural da Copa do Mundo, entre Catar e Equador, às 13h (de Brasília), no estádio Al Bayat, será também o maior teste da curta carreira de Moisés Caicedo. Aos 21 anos, o meio-campista equatoriano é destaque do surpreendente Brighton na Premier League, considerada a maior liga nacional do mundo, e desperta olhares atentos em sua estreia em mundiais.

    Publicidade

    Natural de Santo Domingo, no noroeste do Equador, a promessa não demorou a ter sua vida ligada ao futebol. Após se destacar nas ruas da cidade em que nasceu, aos 13 anos, um de seus dez irmãos o levou para fazer testes no Independiente Del Valle, onde foi aprovado e iniciou a  sua formação.

    Publicidade

    Frequentemente elogiado pela qualidade técnica, Caicedo passou a estampar manchetes equatorianas desde as categorias de base, muito pela eficiência em passes e o posicionamento dentro de campo. Por isso, não demorou a estrear profissionalmente.

    Em setembro de 2019, quando ainda tinha 17 anos, jogou pelo Del Valle pela primeira vez. Mesmo depois de estrear na equipe principal, o meio-campista ainda chegou a vencer a Libertadores sub-20 de 2020. A campanha contou com um jogo contra o Flamengo nas semifinais, em que Caicedo balançou as redes e contribuiu para a eliminação do time brasileiro.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Já totalmente profissionalizado e se destacando pelo atual campeão da Copa Sul-Americana, a jovem promessa voltou a “castigar” rival brasileiro, desta vez  em jogo válido pela fase de grupos da Libertadores de 2020.

    O time superou goleou o rubro-negro carioca por 5 a 0. Na ocasião, Caicedo marcou um gol e deu uma assistência.

    Publicidade
    Caicedo virou homem de confiança do técnico Gustavo Alfaro -
    Caicedo virou homem de confiança do técnico Gustavo Alfaro – (Raul Arboleda/AFP)

    Com o brilho em solo equatoriano, passou a receber chances na seleção principal. Pouco tempo depois, no início de 2021, o Brighton, da Inglaterra, pagou 5 milhões de euros e contratou a joia.

    Continua após a publicidade

    O garoto foi emprestado para o pequeno Beerschot, da Bélgica, sem ao menos jogar com o time principal, mas retornou à equipe britânica no começo deste ano, para a reta final da última Premier League, quando se firmou de vez.

    Publicidade

    Nesta temporada, Caicedo é “figurinha carimbada” em jogos do Brighton. De acordo com dados do Sofascore, o equatoriano é o segundo meio-campista da equipe com mais passes certos por jogo (47,7 por jogo) e quem mais acerta bolas longas na posição (2,5 por jogo). São 25 jogos e dois gols com a camisa da seleção.

    No Grupo A, a seleção sul-americana ainda terá Holanda e Senegal como adversários em busca de classificação. Caicedo, sem dúvida, é a chave para o sucesso.

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.