Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Messi tenta quebrar recorde de Pelé na última rodada do Espanhol

A última rodada do Campeonato Espanhol, que será disputada neste fim de semana, tem como grande atração a definição da última vaga do país na Liga dos Campeões da Europa e a expectativa da quebra de mais um recorde pelo argentino Lionel Messi. Em uma partida que só servirá para cumprir tabela, o jogador do Barcelona poderá ultrapassar uma histórica marca de Pelé se deixar a sua marca neste fim de semana.

O duelo será realizado neste sábado e também marcará a despedida de Guardiola do Campeonato Espanhol. Com 77 tentos marcados em 1958, em jogos pelo Santos e pela Seleção Brasileira, o Rei ostenta o recorde de gols anotados em uma só temporada e viu o argentino igualar o seu número na goleada por 4 a 1, sobre o Málaga, na rodada passada. Caso balance as redes em apenas uma ocasião, o camisa 10 do Barcelona conquistará mais um feito de destaque neste ano.

Alheios aos recordes de Messi, os demais clubes espanhois trabalham firme para conquistar a última vaga que garante participação na Liga dos Campeões da próxima temporada. Atualmente o posto é do Málaga, quarto colocado com 55 pontos, e que vai se classificar se conseguir uma simples vitória, em casa, sobre o Sporting de Gijón, que está na zona de rebaixamento com 37 pontos, buscando o último suspiro.

Caso não consiga o resultado positivo, o Málaga dependerá de um tropeço do Atlético de Madrid, que tem 53 pontos e está embalado pela conquista da Liga Europa, obtida no meio de semana com um triunfo por 3 a 0 em final espanhola com o Athletic Bilbao. O time de Madri jogará na condição de visitante contra o Villarreal, que tem 41 pontos e ainda luta contra o rebaixamento.

Com 52 pontos, o Levante também sonha com a vaga. Para isso precisa vencer e torcer por tropeços do Málaga e do Atlético de Madrid. O Levante recebe o Athletic Bilbao, que tem 49 pontos e praticamente cumpre tabela. Também com 52 pontos, o Mallorca, por conta dos critérios de desempate, que privilegia o confronto direto, não pode mais sonhar com a Champions League.

A rodada também reserva uma disputa acirrada contra o rebaixamento. Granada, com 42 pontos, Villarreal, com 41, e Rayo Vallecano, com 40 pontos, ainda correm risco de queda, mas se encontram fora da zona de rebaixamento. Em situação delicada está o Gijón, que soma 37 pontos, e o Zaragoza, que tem três pontos a mais, e hoje estariam rebaixados. Eles precisam ganhar e torcer por tropeços de seus concorrentes. O lanterna Racing Santander não tem mais salvação e vai disputar a Segunda Divisão na próxima temporada.

Campeão por antecipação o Real Madrid faz a festa de sua torcida no Estádio Santiago Bernabéu, em Madri, medindo forças com o Mallorca. Já o Valencia visita a Real Sociedad, que não tem mais planos na temporada. Real Madrid, Barcelona e Valencia estão assegurados na Champions League.

Abaixo todos os confrontos programados para este fim de semana, respeitando o horário de Brasília:

Sábado

15h Real Sociedad x Valencia

17h Betis x Barcelona

Domingo

15h Rayo Vallecano x Granada

15h Espanyol x Sevilla

15h Getafe x Zaragoza

15h Levante x Athletic Bilbao

15h Málaga x Sporting de Gijón

15h Racing Santander x Osasuna

15h Real Madrid x Mallorca

15h Villarreal x Atlético de Madrid