Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Marin se diz tranquilo com obras de estádio em Recife

Por Angela Lacerda

Recife – A Arena Pernambuco estará concluída em fevereiro de 2013 e apta a receber jogos da Copa das Confederações, em junho. Foi com esta certeza que o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e do Comitê Organizador Local (COL), José Maria Marin, deixou o Recife, nesta quarta-feira, depois de ver as obras do estádio, no município metropolitano de São Lourenço da Mata, e conversar com representantes da construtora e com o governador Eduardo Campos (PSB).

Um relatório otimista sobre o andamento da construção do estádio será encaminhado à Fifa por Marin, mas segundo ele, a entidade irá conferir in loco a situação no dia 27, quando enviará uma equipe a Pernambuco. “A melhor resposta será dada por eles”, afirmou ele.

Marin disse ter ficado preocupado, durante reunião da Fifa, em Zurique, na semana passada, com as críticas ao atraso da Arena de Pernambuco e a possibilidade de veto pela entidade. Segundo ele, o estádio pernambucano foi mostrado em um telão acompanhado de um sinal vermelho. As obras e estádios eram sinalizados com verde, amarelo ou vermelho, de acordo com sua situação.

O governador Eduardo Campos explicou que o contrato de construção da Arena Pernambuco tem prazo para dezembro de 2013, visando a Copa 2014. Diante da possibilidade de participar da Copa das Confederações, ele conversou com o grupo responsável pela construção e teve o compromisso de antecipação da conclusão das obras para abril de 2013, prazo então estipulado pela Fifa para a Copa das Confederações. Mais recentemente, o prazo foi encurtado em mais dois meses, para fevereiro de 2013.

De acordo com Campos, há possibilidade de entregar o estádio neste novo prazo, dez meses antes do prazo contratual. “É uma questão de engenharia que vai envolver aumento de pessoas trabalhando, o contrato de pré-moldados fora do canteiro, a contratação de instalações elétricas já montadas”, exemplificou ele, ao informar que todas as ações a serem realizadas para antecipar a obra para fevereiro serão detalhadas para a equipe da Fifa no dia 27.