Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Maria Portela fica com a prata e segue na briga por Londres-12

Por Da Redação 19 fev 2012, 17h54

A judoca Maria Portela, da categoria até 70kg, conseguiu levar a medalha de prata no Grand Prix de Dusseldorf, na Alemanha. Com o resultado deste domingo, a brasileira dá um importante passo para buscar a classificação para os Jogos Olímpicos de Londres, neste ano. A competição na Alemanha é uma das últimas que conta pontos para o ranking mundial e olímpico, que define os classificados para as Olimpíadas.

Com a prata, Portela somou 120 pontos e está na 19colocação no ranking. A brasileira perdeu a decisão por um yuko dado pela eslovena Rasa Sraka, que possui duas medalhas de bronze em campeonatos mundiais.

A Federação Internacional de Judô (FIJ) criou o ranking mundial em 2009, sendo a primeira vez que esse critério de classificação será adotado para definir os representantes de cada país nos Jogos Olímpicos. Somente um atleta de cada nação irá para a capital inglesa. Somam pontos no ranking os Campeonatos Mundiais, Masters, Grand Slam, Grand Prix e Copa do Mundo.

Em sua caminhada até ganhar a prata, Maria Portela superou Vanessa Chala, do Equador, na primeira fase. Depois disso, a brasileira passou pela suíça Juliane Robra, na decisão dos juízes. Laura Koch, da Alemanha, foi a derrotada nas quartas de final e a japonesa Yoriko Kunihara perdeu com um ippon na semifinal.

Continua após a publicidade
Publicidade