Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Maior artilheiro da história das Copas anuncia aposentadoria

Miroslav Klose deixou aos gramados aos 38 anos para trabalhar na comissão técnica da seleção alemã. Ele marcou 16 gols em Mundiais e foi campeão em 2014

O alemão Miroslav Klose, recordista de gols na história das Copas do Mundo, encerrou oficialmente sua carreira como jogador nesta terça-feira, aos 38 anos. Ele passará a integrar de maneira imediata a comissão técnica da seleção da Alemanha, anunciou a Federação Alemã de Futebol (DFB).

Klose marcou 16 gols em quatro Copas do Mundo – Coreia do Sul e Japão-2002, Alemanha-2006, África do Sul-2010 e Brasil-2014 – e bateu o recorde que pertencia a Ronaldo no Mineirão, no histórico  7 a 1 alemão na semifinal contra o Brasil. Ele estava sem clube desde junho, quando rescindiu contrato com a Lazio, da Itália.

Klose nasceu na Polônia, mas mudou-se ainda criança para a Alemanha e defende a seleção tetracampeã mundial desde 2001. É o recordista de gols da história da equipe (71) e conquistou o vice-campeonato mundial em 2002 e o título no Maracanã, em 2014. Também conquistou títulos pelos clubes Werder Bremem, Bayern de Munique e Lazio.

Discreto como sempre, Klose anunciou o adeus no site da federação alemã. “Comemorei meus maiores sucessos pela seleção nacional, foi um período maravilhoso e inesquecível, por isso estou contente por retornar à DFB”, afirmou.

“Amadureci esta ideia nos últimos meses, quero continuar na praça, mas sob uma nova perspectiva, ler o jogo, me preparar meticulosamente para desenvolver estratégias e táticas”, completou. Klose será assistente do treinador Joachim Löw, a partir de 15 de novembro, quando a Alemanha enfrentará San Marino pelas eliminatórias europeias para a Copa de 2018.