Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Luxemburgo exalta vitória sem erros do Flamengo

Por AE

Rio – O Flamengo conseguiu uma vitória magra, apenas por 1 a 0, sobre o Atlético Paranaense no jogo de ida da Copa Sul-Americana, no Engenhão, mas deixou o técnico Vanderlei Luxemburgo satisfeito. Para ele, mais importante foi a equipe não ter cometido erros e ter conquistado um triunfo sem sofrer gols na quarta-feira. O treinador comparou o duelo com o confronto com o Ceará em que a equipe foi eliminada nas quartas de final da Copa do Brasil.

“Na palestra antes do jogo, lembrei aos jogadores que tivemos um péssimo primeiro tempo contra o Ceará, na Copa do Brasil [derrota por 2 a 1, no Rio]. A Copa é diferente, não podemos tomar gol. Nós vamos fazer gols. Sabemos disso, fazemos gols sempre. Uma copa não permite erros”, disse.

No jogo contra o Atlético-PR, Luxemburgo não escalou a formação máxima do Flamengo. O treinador deixou os astros Thiago Neves e Ronaldinho Gaúcho no banco de reservas, deu chance ao zagueiro Gustavo e optou pelo esquema tático 3-5-2. O treinador explicou que a decisão foi estratégica, visando a sequência da temporada.

“No Brasil, se fala muito de equipe reserva e titular, mas, na Europa, o que se vê é o elenco. Antes do jogo, falei que o time tinha ficado cansado contra o Coritiba. Faltou raciocínio, rapidez, e preferi mesclar. Léo Moura e o Junior Cesar sentiram muito, nem deviam jogar, mas foram mesmo assim. A estratégia foi muito boa, jogamos com três zagueiros e não tomamos gols, o que é muito importante nessa competição”, afirmou.

Durante o segundo tempo, Luxemburgo promoveu as entradas de Ronaldinho Gaúcho, Thiago Neves e Renato. O treinador disse que evitou colocá-los no intervalo para surpreender Renato Gaúcho, treinador do Atlético-PR. “Não quis voltar para o segundo tempo com as mudanças, para não dar chance ao Renato de já notá-las, ou de raciocinar sobre elas. Iria fazer as três, mas achei melhor esperar”, comentou.

Flamengo e Atlético-PR voltam a se enfrentar pela Copa Sul-Americana em 24 de agosto, na Arena da Baixada, em Curitiba. O time carioca precisa de um empate ou uma derrota por um gol de diferença, desde que marque gols, para avançar às oitavas de final. Pelo Campeonato Brasileiro, o Flamengo volta a entrar em campo no domingo, em Florianópolis, contra o Figueirense.