Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.

Londres terá 12.000 eventos culturais durante Jogos

Por Da Redação - 19 jun 2012, 15h17

Além das competições esportivas na Olimpíada, Londres terá 12.000 eventos a partir da próxima quinta-feira até 9 de setembro, quando terminarão os Jogos Paralímpicos. O Festival Londres 2012 foi apresentado nesta terça-feira, como parte da Olímpíada Cultural: durante 12 semanas, o público poderá conferir de graça peças de teatro, exposições, com a participação de mais de 25.000 artistas, de 204 nacionalidades. ‘Será o início de um verão como nenhum outro’, disse Ruth Mackenzie, diretora da Olímpiada Cultural e do Festival.

Os eventos não estão restritos à capital da Inglaterra, mas serão por toda a Grã-Bretanha, tanto que a abertura do Festival terá um grande concerto, ao ar livre, no Castelo de Stirling, no sul da Escócia, com a Orquestra Sinfônica Simon Bolívar, dirigida pelo venezuelano Gustavo Dudamel.

Na quinta, coincidindo com a chegada da tocha olímpica ao lago Windermere, o maior da Inglaterra, a companhia francesa Les Commandos Percu fará um espetáculo de luzes e cores para 10.000 pessoas. No País de Gales, no jardim botânico de Carmarthen, o artista britânico Jeremy Deller apresentará a obra ‘Sacrilégio’, uma réplica inflável do monumento Stonehenge.

Yoko Ono, viúva de John Lennon, participará do primeiro dia do Festival com a obra ‘Imagine Peace’, iniciativa contra a violência. No fim de semana, 100.000 pessoas são esperadas em um grande show em Hackney, leste de Londres. Farão apresentações na cidade Jay-Z, Rihanna, Jessie J e o DJ francês David Guetta.

Publicidade

(Com agência EFE)

Publicidade