Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Justiça inicia julgamentos de casos de corrupção no futebol chinês

Pequim, 19 dez (EFE).- A Justiça da China deu início nesta segunda-feira a julgamentos de autoridades da federação de futebol do país e sua associação de árbitros, ambos acusados de compra e venda de partidas e apostas ilegais, em um escândalo que desprestigiou por muitos anos o futebol local.

O primeiro a se apresentar perante os juízes foi Zhang Jianqiang, ex-diretor do comitê de árbitros da Associação Chinesa de Futebol (ACF), que compareceu a um tribunal de Tieling (nordeste do país), e daqui a dois dias será a vez do próprio diretor do Centro Administrativo do Futebol Chinês, Yang Yimin.

Também vão depor nesta semana no nordeste da China vários árbitros do campeonato nacional, entre eles Lu Jun, considerado antes do escândalo um dos melhores do país, e que dirigiu jogos internacionais.

A imprensa estatal chinesa informou, no entanto, que ainda não foi fixada uma data para o comparecimento dos dois principais dirigentes envolvidos no escândalo, os ex-vice-presidentes da ACF Nan Yong e Xie Yalong.

Em 2009, as autoridades chinesas lançaram uma campanha contra a corrupção que durante anos imperava na liga local, e que segundo muitos torcedores é a principal causa da perda de qualidade do futebol da China. EFE