Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Indy diz que choque em poste causou morte de Wheldon

Por AE

Indianápolis – A Indycar, responsável pela organização da Fórmula Indy, divulgou nesta quinta-feira o resultado da investigação sobre o acidente fatal de Dan Wheldon durante a etapa de Las Vegas da categoria norte-americana. A conclusão foi de que o piloto morreu após sua cabeça bater em um poste, usado como suporte para o alambrado do circuito, o que causou uma lesão irreversível.

O acidente com Dan Wheldon envolveu 15 carros e aconteceu na última prova da temporada 2011 da Fórmula Indy, realizada no dia 16 de outubro. O carro do piloto foi lançado para o alambrado do circuito de Las Vegas, criticado por especialistas por conta da excessiva inclinação. Na semana passada, apista foi excluída do calendário da categoria em 2012.

De acordo com a Indycar, o múltiplo acidente e a razão da sua gravidade foram ocasionados por uma “combinação de fatores”. “É impossível determinar com certeza que o resultado teria sido diferente se um ou mais fatores não existissem”, disse Brian Banhart, diretor da categoria.

Assim, a Indycar também negou que o número de carros no acidente em Las Vegas tenha sido o fator responsável por provocar o acidente, por considerar que o grid poderia receber até 38 carros – a prova foi disputada por 34 pilotos.