Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Hortência reclama e Nunes quer satisfação por torneio cancelado

O Campeonato Sul-americano-2012 foi oficialmente cancelado pela Associação de Basquete Sul-americano (Abasu), presidida por Gerasime ‘Grego’ Bozikis, nesta quinta-feira. Hortência, diretora de seleções da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), reclamou e Carlos Nunes, mandatário da entidade, quer esclarecimentos.

A princípio, o torneio seria realizado no Chile, mas o projeto não avançou. Interessado em testar o grupo convocado pelo técnico Luiz Cláudio Tarallo para as Olimpíadas de Londres, o Brasil se candidatou a receber o Sul-americano e pretendia confirmar o evento no Maranhã na sexta-feira, mas foi surpreendido pelo cancelamento no dia anterior.

‘Tínhamos elaborado toda a nossa preparação em cima do Sul-americano. Inclusive, recusamos alguns convites para torneios amistosos por conta disso. O cancelamento não foi bom para nós e, tendo um presidente brasileiro na Abasu, nos deixa mais tristes Todo o nosso planejamento foi por água abaixo’, lamentou Hortência.

O Sul-americano é classificatório para a Copa América, que por sua vez oferece vaga no Mundial. Uma nota postada no site oficial da Abasu informa que o torneio será realizado entre os dias 15 de junho e 15 de julho de 2013. Os países interessados em abrigar o evento devem se manifestar até 30 de julho de 2012.

Presidente da CBB de 1997 a 2009, Gerasime ‘Grego’ Bozikis colecionou desafetos durante sua gestão e viu a Seleção masculina longe dos Jogos Olímpicos. Carlos Nunes, ex-assessor de Grego e atual presidente da entidade, quer esclarecimentos sobre o cancelamento.

‘Recebi um e-mail ontem dizendo que estava cancelado. Vou entrar em contato com a Abasu para ver o que realmente aconteceu, tenho muito interesse em esclarecer isso. Faltavam apenas detalhes para confirmar o torneio no Maranhão. Talvez não houve paciência para esperar até amanhã’, afirmou o dirigente.

Nunes foi procurado por presidentes de confederações de outros países, interessados em saber os motivos do cancelamento. Ele ainda prometeu se candidatar para receber o torneio em 2013 e, quando questionado se faltou boa vontade de Grego, adotou a cautela. ‘Em breve, vou saber se houve ou não boa vontade, muito embora a decisão não seja só dele’, disse.

Diante do cancelamento do Sul-americano de seleções, Hortência estranhou a realização do torneio continental de clubes. O campeonato, previsto para maio com as presenças de Ourinhos e Americana, finalistas da última edição da Liga de Basquete Feminino (LBF), prejudica ainda mais a preparação do Brasil, reclamou a diretora.

Ela tomou conhecimento do cancelamento do campeonato momentos antes de Luiz Cláudio Tarallo divulgar a pré-lista para os Jogos Olímpicos de Londres-2012. Sem o Sul-americano, a estreia do treinador como comandante do time adulto será logo no torneio britânico.

‘A nossa preparação foi baseada totalmente no Sul-americano. A competição seria importante na preparação do grupo, para a gente dar uma cara ao time e implantar uma nova filosofia de trabalho. Mas isso faz parte do esporte e vamos conseguir nos adaptar’, declarou Tarallo.

Com o ‘jeitinho brasileiro’, nas palavras de Hortência, a CBB tenta preencher as datas antes reservadas ao Sul-americano com alguns amistosos. A ex-jogadora já iniciou os contatos para montar um quadrangular com Brasil, Argentina, Chile e mais alguma outra seleção.