Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Guardiola ganha 13 título em 16 disputados e agradece ao elenco

Em 16 competições disputadas, o Barcelona de Josep Guardiola ergueu 13 troféus. Após a vitória por 4 a 0 sobre o Santos, na final do Mundial de Clubes, o comandante da equipe azul-grená creditou a motivação constante somente aos jogadores e disse que a intenção é manter a hegemonia catalã por tempo indeterminado.

A filosofia do Barcelona, que tem o elenco composto quase integralmente por atletas formados pelas categorias de base e moldados de forma a buscarem sempre a troca intensa de passes e o jogo bonito, faz com que Guardiola aposte em gerações ainda mais poderosas no futuro.

‘Não sei se essa é a melhor equipe que o Barcelona já teve. Para chegar até aqui dessa maneira foi preciso que outros viessem antes. As gerações posteriores costumam ser superiores às anteriores e, no futuro, deve haver outra melhor’, completou.

Campeão do Mundial de Clubes também em 2009, o treinador faturou também duas Ligas dos Campeões, duas Supercopas da Uefa, três Supercopas da Espanha, três campeonatos nacionais e uma Copa do Rei.