Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Grêmio pode anunciar meia uruguaio Cristian Rodríguez no final de semana

O uruguaio Cristian Rodríguez, 26 anos, é o nome preferido do Grêmio para reforçar o setor de articulação. Atualmente no Porto, o jogador revelado pelo Peñarol tem passagem pela seleção nacional, sendo, inclusive, campeão da última Copa América. Só não jogou a Copa de 2010 porque estava suspenso.

Jogador de velocidade, se encaixa na ideia do técnico Caio Júnior de contar com meias pelos lados do campo, sem um camisa 10 centralizado. Pela seleção uruguaia, atuou várias vezes como um articulador aberto pelo lado esquerdo, quase como um ponteiro, mas de muita combatividade.

Rodríguez tem contrato até junho com o clube português. O diretor executivo do Grêmio, Paulo Pelaipe, confirmou as tratativas e afirmou que a negociação deve ser definida em um ou dois dias.

Mas não é apenas no meio-campo que o Grêmio está próximo de anunciar novos nomes. Para a zaga, dois jogadores também parecem perto do Estádio Olímpico. O zagueiro Guillermo Burdisso, 23 anos, irmão de Nicolás Burdisso, jogador de passagem pela seleção argentina, pode ser anunciado também nos próximos disso. Ele atua no Arsenal de Sarandí, equipe que disputa a Libertadores no grupo do Fluminense.

Outro zagueiro que interessa é Leandro Almeida, ex-Atlético-MG, atualmente no Dínamo Kiev. O que pode pesar a favor do Tricolor nas negociações com Leandro Almeida e Cristian Rodríguez é o bom relacionamento do clube tanto com Porto como com o Dínamo, que negociaram recentemente com o Grêmio o volante Souza e o meia Bertoglio.

Caso confirme a vinda de Rodríguez e Burdisso, o Grêmio passará a contar com quatro estrangeiros em seu elenco: são três argentinos (há, ainda, Miralles e Bertoglio) e um uruguaio. Com os quatro argentinos do Inter (D’Alessandro, Bolatti, Guiñazu e Dátolo), são oito jogadores oriundos do Rio Prata atuando em Porto Alegre.