Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Gary Speed, técnico do País de Gales, morre aos 42 anos

O técnico da seleção do País de Gales, Gary Speed, de 42 anos, foi encontrado morto em sua residência, anunciou a Federação de Futebol galesa (FAW), acrescentando que “parece” ser um caso de “suicídio”

“A Federação de Futebol de Gales lamenta anunciar a morte do técnico nacional Gary Speed. Queremos expressar nossa compaixão e nossos pêsames à família. Pedimos a todos que respeitem sua privacidade neste momento tão triste”.

Speed, técnico da seleção galesa desde o ano passado, também se destacou como jogador, ao vestir 85 vezes a camisa do seu país.

Como jogador, Speed fez toda sua carreira em clubes da Inglaterra, onde brilhou principalmente no Leeds (de 1988 a 1996) e no Newcastle (de 1998 a 2004).

A polícia do Cheshire explicou em um comunicado que foi informada da morte de Speed às 07H08 local (05H08 de Brasília) deste domingo.

“Policiais encontraram um homem de 42 anos morto e sua família confirmou que se tratava de Gary Speed”, relataram as autoridades, destacando que “não existem circunstâncias suspeitas” em torno da morte do técnico.

Speed, que assumiu o cargo de técnico da seleção com apenas quatro meses de experiência, após treinar o Sheffield United, renovou a equipe nacional, que vivia seu pior momento nas eliminatórias para a Eurocopa-2012 da Polônia/Ucrânia.

Apesar de Gales não obter a classificação, a goleada por 4 a 1 sobre a Noruega, em amistoso no mês de novembro, foi comemorada como a ressurgimento de uma equipe liderada por Speed e integrada por novos talentos como Aaron Ramsey e Gareth Bale.

“Não tenho palavras para dizer como era bom. Em muito pouco tempo (com Gales) provou seu talento como técnico. Tinha um futuro brilhante, fantástico no futebol, mas isto agora é secundário. Penso em sua família, nos filhos”, disse Mark Bowen, ex-jogador da seleção galesa.

Condecorado com a Ordem do Império Britânico pela rainha Elizabeth II por sua contribuição ao esporte, Speed era conhecido por sua discrição e distância da mídia.