Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Franchitti fica com a pole da Indy em São Paulo

Atual campeão da Fórmula Indy, o escocês Dario Franchitti (Chip Ganassi) é o pole position da etapa de São Paulo, prova que abre a temporada 2010 da categoria. Com o tempo de 1min27s7354 no treino de classificação realizado na manhã deste domingo, no circuito do Anhembi, ele conseguiu o primeiro lugar no grid da corrida, cuja largada será às 13 horas. Enquanto isso, o melhor brasileiro foi Tony Kanaan, que sai na sexta posição.

O treino de classificação da etapa de São Paulo deveria ter acontecido na tarde de sábado, mas problemas na reta do Sambódromo adiaram a disputa para a manhã deste domingo. Depois dos reparos emergenciais neste trecho do circuito do Anhembi, os carros conseguiram desenvolver a velocidade esperada na sessão que definiu o grid de largada, apesar da poeira constante na pista.

Para os pilotos brasileiros, o treino de classificação não foi muito bom. Tony Kanaan (Andretti) foi o único a disputar a última parte da sessão, quando foi definida a pole position, mas conseguiu apenas o sexto lugar. Os demais foram ficando pelo caminho: Hélio Castroneves (Penske), Vitor Meira (AJ Foyt) e Raphael Matos (Luczo Dragon) caíram na segunda parte, enquanto Bia Figueiredo (Dreyer&Reinbold), Mario Romancini (Conquest) e Mario Moraes (KV) saíram logo na primeira.

Raphael Matos chegou a perder a vaga na segunda parte da sessão por causa de uma fechada no americano Marco Andretti (Andretti). Como provocou uma bandeira amarela, ele perdeu o tempo e foi desclassificado – teria de largar em último lugar. Mas os comissários voltaram atrás, alegando que a dividida foi normal, e o brasileiro pôde continuar na disputa.

A confusão, porém, provocou uma vítima: a musa americana Danica Patrick (Andretti). Com a eliminação de Raphael Matos, ela estava classificada para a segunda parte da sessão e aguardava no carro para ir para a pista. Aí, foi avisada pelo rádio que o brasileiro ficaria com a vaga e não escondeu a irritação.

Vídeo – Na sexta-feira, os pilotos Hélio Castroneves e Bia Figueiredo falaram a VEJA.com sobre a etapa brasileira da Fórmula Indy realizada em São Paulo. Confira o vídeo a seguir:

Video

(Com agência Estado)