Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Flamengo demite técnico Rogério Lourenço

Time ainda não se encontrou no Brasileirão. Diretor das divisões de base, Toninho Barroso, vai comandar a equipe contra o Guarani, em Campinas

Zico, que faz mistério sobre o futuro do cargo de técnico do Flamengo, confessou que a pressão da torcida tornou insustentável a continuidade de Lourenço

O técnico Rogério Lourenço sucumbiu diante da sequência de maus resultados do atual campeão brasileiro e foi demitido nesta sexta-feira – um dia após o Flamengo empatar em 0 a 0 com o Atlético-MG, no Maracanã. A saída foi acertada de comum acordo durante uma reunião entre o treinador e o o diretor executivo de futebol, Zico. Enquanto a diretoria não escolhe um novo nome para o cargo, um inteirino assume para comandar o rubro-negro na partida deste final de semana, contra o Guarani, em Campinas. Trata-se do atual diretor das divisões de base, Toninho Barroso, que já chegou a treinar os profissionais durante seis jogos em 1998, sem conseguir nenhuma vitória.

O Flamengo, que perdeu a dupla de atacantes Adriano e VAgner Love, ainda não se encontrou no Brasileirão. Até agora, foram apenas cinco vitórias em 16 jogos, diante de seis empates e cinco derrotas. Nos últimos seis jogos, o time da Gávea fez apenas um gol (contra o Ceará, no último dia 14, no Maracanã). A boa atuação do estreante Diogo no ataque rubro-negro, no jogo desta quinta-feira contra o Atlético-MG, poderia ter prolongado a agonia de Rogério Lourenço. Mas, ainda fora de forma, o jogador não conseguiu traduzir as boas jogadas em gol. E, como não dá para vencer sem marcar, o Flamengo saiu de campo com o melhor resultado que poderia: 0 a 0.

Há muito tempo o Flamengo não investe em um técnico. Rogério Lourenço assumiu o clube nas oitavas de final da Taça Libertadores, em abril. Ele era auxiliar do técnico Andrade, que, por sua vez, foi auxiliar de seu antecessor, Cuca. No caso de Andrade, a solução caseira deu certo e acabou levando o Flamengo a conquistar o título brasileiro pela primeira vez depois de 17 anos. Num primeiro momento, pareceu que Rogério repetiria a fórmula. Na sua estreia, o clube derrotou o Corinthians por 1 a 0, no Maracanã, com gol de Adriano em cobrança de pênalti. Mas a paciência da diretoria rubro-negra tinha prazo de validade e esgotou-se nesta sexta-feira.

Zico, que faz mistério sobre o futuro do cargo de técnico do Flamengo, confessou que a pressão da torcida tornou insustentável a continuidade de Lourenço. “O time será treinado amanhã (sábado) e no domingo, contra o Guarani, pelo Toninho Barroso interinamente. Não vou falar em nomes nem em perfil antecipadamente. Vou pensar sempre no que é melhor para o Flamengo. Com a pressão da torcida, deu para perceber que daqui para frente seria complicado”, afirmou.