Clique e Assine por somente R$ 2,50/semana

Fiorentina e outros ex-clubes prestam homenagem a Sócrates

Por Da Redação 4 dez 2011, 13h03

A Fiorentina, clube que Sócrates defendeu de 1984 a 1985, jogou de luto diante da Roma, neste domingo. Os jogadores entraram em campo no Artemio Franchi com uma faixa preta no braço em homenagem à morte do brasileiro.

Além dos italianos, outros times defendidos pelo brasileiro também prestaram homenagem ao Doutor, falecido na madrugada deste domingo em decorrência de problema crônico no sistema digestivo. Um deles foi o Garforth Town (clube amador da Inglaterra), em que Sócrates teve passagem mesmo depois de aposentado.

Primeiro clube profissional de Sócrates na carreira, o Botafogo de Ribeirão Preto declarou luto. ‘Toda a diretoria, conselheiros, colaboradores, jogadores, funcionários e torcedores lamentam profundamente o falecimento do Dr. Sócrates, que teve passagem marcante pelo Botafogo, tornando-se um dos maiores jogadores e ídolos de toda a história do clube’, diz nota oficial.

O São Paulo, que já teve em seu elenco Raí, irmão de Sócrates, foi outro a oferecer sentimentos aos familiares do ídolo do rival Corinthians. ‘A admiração a Sócrates Brasileiro Sampaio de Sousa Vieira de Oliveira ultrapassa a rivalidade clubística, tendo o craque emprestado ao Brasil sua genialidade dentro e fora de campo’, ressalta trecho do texto que lamenta seu falecimento.

Sócrates foi internado na sexta-feira em virtude de um ‘choque séptico’, infecção causada por bactéria. Ele passou mal após comer um estrogonofe em um restaurante em Alphaville, região metropolitana de São Paulo, com a esposa e um amigo. Os médicos não confirmaram se o prato causou a doença. Ele se encontrava na terceira internação em menos de quatro meses. Em agosto e setembro deste ano, ele permaneceu no hospital por complicações no fígado, que provocaram uma hemorragia digestiva – ele nunca escondeu o gosto pelo consumo de álcool.

Continua após a publicidade
Publicidade