Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Euro-2016: Bélgica, enfim, convence e arrasa Irlanda

Apontada como uma das favoritas, seleção belga vence por 3 a 0 com dois gols de Lukaku e agora jogará por um empate contra a Suécia para garantir vaga

A seleção da Bélgica, segunda colocada do ranking da Fifa e com vários jogadores badalados no elenco, finalmente mostrou serviço em uma grande competição. Depois de uma estreia decepcionante (derrota por 2 a 0 para a Itália), a equipe belga bateu a Irlanda com autoridade, por 3 a 0, na tarde deste sábado, em Bordeaux, e se aproximou da classificação para as oitavas de final da Eurocopa de 2016. O atacante Romelu Lukaku foi o destaque da partida com dois gols.

Com a vitória, a Bélgica somou os primeiros três pontos no Grupo E e trocou a última posição pela segunda, deixando Suécia e Irlanda com um ponto cada. A Itália já garantiu vaga nas oitavas, com seis pontos, ao vencer os suecos por 1 a 0 na sexta.-feira.

Favorita contra os irlandeses, a Bélgica fez o que se esperava dela e dominou o primeiro tempo. Esteve no ataque com maior frequência – foram nove finalizações contra apenas duas da Irlanda – e teve 65% da posse de bola. Os gols, no entanto, só saíram na segunda etapa.

Leia também:

Euro-2016: jogador da Croácia que perdeu o pai chora durante o hino

A Eurocopa da baderna: 323 ‘torcedores’ já foram detidos na França

Itália vence com golaço ‘brasileiro’ e avança na Euro-2016

Logo aos dois minutos, Lukaku recebeu da entrada da área e acertou um forte chute de canhota, no cantinho. A situação ficou mais tranquila aos 15, quando Thomas Meunier cruzou na área e o volante Axel Witsel, outro destaque da partida, apareceu na área para cabecear para as redes.

O terceiro saiu aos 24 minutos: Meunier iniciou rápido contra-ataque ainda na defesa belga e acionou o craque da equipe, Eden Hazard, do Chelsea, que deu passe para Lukaku finalizar para as redes. Com o triunfo assegurado, a Bélgica passou a respirar aliviada e diminuiu o ritmo até o apito final.

Sua próxima partida será contra a Suécia na próxima quarta-feira. O duelo será decisivo para as duas seleções. O time sueco, liderado por Zlatan Ibrahimovic, empatou na estreia e também perdeu para a Itália. Se não vencer a equipe belga, será eliminado da Eurocopa. A Bélgica precisa apenas de um empate para se garantir. Além dos dois primeiros colocados de cada um dos seis grupos, avançam os quatro melhores terceiros colocados da primeira fase.

(com Estadão Conteúdo)