Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Espanha ‘eterna’, ‘invencível’ e ‘triunfo histórico’, diz imprensa do país

Madri, 2 jul (EFE).- A imprensa espanhola não poupa homenagens nesta segunda-feira à seleção de futebol do país, que ontem se sagrou campeã da Eurocopa pela terceira vez – e pela segunda seguida, com um título de Copa do Mundo entre as duas últimas conquistas continentais.

‘Espanha e ninguém mais’, destaca em sua capa o jornal esportivo ‘Marca’, dizendo que a equipe ‘se exibe como a melhor de todos os tempos’. ‘A seleção tritura a Itália com um futebol primoroso, ganha sua terceira Eurocopa e consegue a Tríplice Coroa que ninguém jamais obteve’, diz o jornal.

O também esportivo ‘As’ elegeu ‘A melhor equipe da história’ para abrir sua edição de hoje, e acrescenta que a ‘Espanha brindou a maior exibição de jogo jamais vista em uma final de Eurocopa’.

Por ser de Barcelona, o jornal ‘Sport’ ressaltou a participação catalã na conquista: ‘A seleção espanhola goleou a Itália na final com uma exibição futebolística ‘made in Barça’.

Outro esportivo da Catalunha, o ‘Mundo Deportivo’ seguiu no mesmo tom: ‘Espanha conquistou a Eurocopa com o estilo Barça, um festival de futebol e grandes gols’.

Além das publicações exclusivamente esportivas, a imprensa espanhola como um todo se rendeu aos agora tricampeões da Euro.

O ‘La Razón’ pôs em sua capa ‘Espanha, Espanha, Espanha’, e ‘A seleção faz história ao conseguir a tripla coroa após derrotar a Itália e ganhar novamente a Eurocopa’.

Em seu interior, o jornal faz uma análise da equipe: ’10 valores para fazer história: confiança, coragem, sacrifício, segurança, solidariedade, humildade, equilíbrio, excelência, solvência e ambição’.

Por sua vez, o ‘ABC’ destaca: ‘Espanha invencível’, ‘Espanha, entre a história e a épica’, ‘Uma obra de arte’, ‘Passaporte para a eternidade’, Jordi Alba conquista a Europa’, Uma final com o selo de Xavi’, Itália, um brinquedo nas mãos da Espanha’ e ‘Torres, ‘Chuteira de Ouro’ do torneio’.

‘O que ninguém jamais conseguiu’ é o principal destaque do ‘El Mundo’, que também lembra: ‘Agora, Brasil 2014’, referindo-se à próxima Copa do Mundo.

O ‘El País’ também faz referência à conquista da ‘tríplice coroa’, que a Espanha conquistou ao ‘achatar’ a Itália. O jornal abriu sua crônica da partida com o título ‘Uma exibição para a eternidade’. EFE