Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Usain Bolt, o raio, estreia na Rio-2016 e avança para a semifinal

Jamaicano faz melhor tempo de sua bateria com 10s07

O primeiro passo do jamaicano Usain Bolt em direção ao tricampeonato olímpico nos 100 metros rasos foi dado neste sábado. Na fase classificatória, o astro cravou 10s07 e avançou com a quarta melhor marca para a semifinal dos Jogos Olímpicos. Superou a desconfiança sobre sua condição física tranquilamente e voltará a correr neste domingo, às 21 horas.

Recebido com empolgação pelo público, Bolt entrou fazendo sinal para a torcida. Na raia 6, fez ajustes no bloco de saída e manteve a concentração até largar em disparada. Passou as mãos na cabeça e no rosto, só então abriu um sorriso. “Bolt, Bolt, Bolt”, gritavam os torcedores. Após pedir silêncio, abaixou-se para a largada e fez o sinal da cruz. Não teve dificuldade, ficou nítido que se poupou no fim, chegou até a olhar para o lado na hora de cruzar a linha de chegada.

O norte-americano Justin Gatlin foi o primeiro astro da prova mais nobre do atletismo a se apresentar e sobrou diante dos rivais, garantindo-se na semifinal com o tempo 10s01, o melhor tempo da fase preliminar. Yohan Blake, da Jamaica, não fez um bom tempo (10s11), mas foi o suficiente para conseguir a liderança de sua bateria. Após a prova, abaixou-se na pista e rezou.

Já o francês Jimmy Vicaut, que chegou a deter o melhor tempo da temporada e tinha a 3ª melhor marca do ano, decepcionou e acabou avançando apenas com 10s19 depois de terminar em 4º lugar em sua vez. As surpresas ficaram por conta de Ben Youssef Meité, da Costa do Marfim, com 10s03, e de Andre de Grasse, do Canadá, com 10s04, que avançaram em segundo e terceiro, respectivamente.

Leia mais:
Bolt sobre os 100m: ‘Quero alcançar o tricampeonato’
A viagem de Bolt

Nos jogos do Rio, Bolt disputará ainda os 200m rasos e o revezamento 4×100 rasos, pela equipe da Jamaica. Na próxima terça, às 11h50, o jamaicano disputa a primeira fase dos 200m livre e, na quarta, às 22h, ocorrem as semifinais da mesma prova. Na quinta acontecerão a final dos 200m livre e a eliminatória do revezamento 4×100 livre. Sua despedida, caso a Jamaica avance no revezamento, acontecerá na sexta, 19, com a final da prova, às 22h35.

Bolt, que já conquistou seis medalhas de ouro em Olimpíadas — duas em cada uma das provas que disputa no Rio, é o recordista mundial dos 100m livre e dos 200m livre.

(com Estadão Conteúdo)