Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Djokovic bate Federer e pega Nadal na final em Roma

Por AE

Roma – Novak Djokovic garantiu-se na final do Masters 1000 de Roma neste sábado, ao vencer Roger Federer na semifinal por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 7/6 (7/4), em 1h39. Na decisão, o sérvio enfrentará o espanhol Rafael Nadal, que, mais cedo, venceu seu compatriota David Ferrer, também em dois sets.

Neste sábado, Djokovic começou o jogo impondo seu ritmo e atropelou Federer no primeiro set. O suíço, aliás, encontrou muitos problemas com seu serviço, acertando apenas nove primeiros saques e conseguindo somente 67% dos pontos nestes momentos. Já o sérvio, mesmo sem conseguir nenhum ace, venceu 93% dos pontos quando acertou o primeiro saque.

No segundo set, Federer voltou melhor e passou a acertar o serviço, conseguindo cinco aces. O suíço quebrou o saque na única oportunidade que teve, mas permitiu que Djokovic também conseguisse uma quebra, o que levou o set ao tie-break. Aí, o sérvio voltou a comandar o jogo e fechou em 7/4.

No que depender do retrospecto recente, Djokovic está mais próximo do título em Roma, já que no ano passado venceu o torneio justamente diante de Rafael Nadal. O espanhol, no entanto, é um dos principais jogadores da história no saibro e busca seu sexto título na capital italiana.

No histórico de confrontos entre eles, Djokovic venceu 14, contra 17 triunfos de Nadal, mas o sérvio leva vantagem nas últimas partidas. Ele vinha de sete vitórias consecutivas diante do espanhol, todas em decisões, mas perdeu a final do Masters 1000 de Monte Carlo para o adversário, neste ano.