Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Despres vence nas motos e amplia liderança no Dakar

Por Da Redação 5 jan 2012, 15h35

Por AE

Fiambalá – O francês Cyril Despres venceu nesta quinta-feira a quinta etapa do Rally Dakar, que está sendo realizado na América do Sul, e abriu vantagem na liderança, já que terminou o dia com vantagem confortável para o espanhol Marc Coma, seu principal concorrente na luta pelo título.

Despres completou os 185 quilômetros cronometrados do percurso entre as cidades argentinas de Chilecito e Fiambalá em 2 horas, 28 minutos e 33 segundos. Coma, que foi campeão entre as motos da edição de 2011 do Rally Dakar, foi 1 minuto e 42 segundos mais lento nessa etapa, que foi reduzida em 80 quilômetros entre as motos, por conta das condições ruins do trajeto, afetado pela chuva.

Com este triunfo, Despres se consolidou na liderança e ampliou a sua vantagem para Coma, que é o vice-líder, em 9 minutos e 51 segundos. O tempo total do francês é de 14 horas e 19 minutos. O português Helder Rodrigues está em terceiro lugar, mais de 47 minutos atrás do líder. Zé Hélio é o brasileiro melhor classificado entre as motos, na 16ª posição.

O francês Stephane Peterhansel permanece na liderança do Rally Dakar entre os carros, apesar de ter ficado em terceiro lugar na etapa desta quinta-feira. A disputa foi vencida pelo polonês Krzysztof Holowczyc, com o tempo de 2 horas, 10 minutos e 51 segundos.

O norte-americano Robby Gordon terminou a etapa em segundo lugar, 1 minuto atrás do primeiro colocado. Já Peterhansel, que ficou em terceiro, foi 3 minutos e 52 segundos mais lento do que o vencedor na etapa, que teve o seu percurso entre os carros reduzido em 24 quilômetros por conta da chuva. Assim, apenas 153 quilômetros foram cronometrados.

Peterhansel, seis vezes campeão nas motos e três nos carros no Rally Dakar, está na liderança da classificação geral com o tempo de 11 horas, 58 minutos e 3 segundos. A sua vantagem para Holowczyc, que está na segunda posição, caiu para menos de 4 minutos. O espanhol Joan Roma, quarto na etapa, está em terceiro na classificação geral. Atual campeão, o catariano Nasser Al-Attiyah ocupa a oitava posição, mais de 50 minutos atrás do líder. Jean Azevedo, na 17ª colocação, é o melhor brasileiro entre os carros.

Continua após a publicidade
Publicidade