Depois da confusão em 2021, F1 anuncia criação de VAR para corridas
Fia também promoverá mudanças na organização da arbitragem e Michael Masi, foi afastado da diretoria de provas e ocupará outra posição na entidade
As lambanças na condução da prova de encerramento do Campeonato Mundial de Fórmula 1 do ano passado levaram a Federação Internacional de Automobilismo (Fia) a promover mudanças na organização da arbitragem e na direção de corridas. Para a temporada deste ano, será criado um dispositivo semelhante ao VAR para decisões controversas, as comunicações de rádio com o diretor de prova serão sigilosas e as regras para reinício da corrida após a entrada do safety car serão reavaliadas. O anúncio foi feito por Mohammed Ben Sulayem, presidente da entidade, em vídeo levado ao ar nesta quinta-feira.
Na mesma mensagem, Sulayem informou que uma nova equipe de gerenciamento de corrida será formada. Niels Wittich e Eduardo Freitas se revezarão como diretores de prova, auxiliados por Herbie Blash como conselheiro permanente. Michael Masi, responsável pela decisão que eliminou os retardatários entre Max Verstappen (RBR) e Lewis Hamilton (Mercedes) na prova de Abu Dhabi, permitindo que o carro do holandês, com pneus novos, superasse o do inglês e ganhasse o campeonato, receberá uma nova posição na Fia.
No pronunciamento, Sulayem disse que a FIA abre caminho para uma nova etapa na arbitragem da Fórmula 1. Sem os árbitros, disse ele, não há esporte. “Respeito e apoio dos árbitros é a essência da FIA. É por isso que essas mudanças estruturais são cruciais em um contexto de forte desenvolvimento e expectativas legítimas de pilotos, equipes, fabricantes, organizadores e, claro, os fãs” completou.
A temporada de 2022 do Mundial de Fórmula 1, com 23 etapas, começa no dia 20 de março, com o GP do Bahrein. O GP de São Paulo, no Autódromo de Interlagos, acontece no dia 13 de novembro.
A seguir, a íntegra da mensagem, em português:
Senhoras senhores,
Durante a reunião da Comissão de F1 em Londres, apresentei parte do meu plano para uma nova etapa na arbitragem da Fórmula 1.
Tirando conclusões da análise detalhada dos eventos do último Grande Prêmio de F1 Abu Dhabi e da temporada de 2021, propus uma reforma profunda da organização da arbitragem e direção de corrida. Foi unanimemente apoiado pelo CEO da F1 e pelos diretores das equipes.
Aqui está o meu plano para essas mudanças estruturais:
Primeiramente, para auxiliar o diretor de prova no processo de tomada de decisão, será criada uma Sala Virtual de Controle de Corrida. Assim como o Árbitro Assistencial de Vídeo (VAR) no futebol, ele será posicionado em um dos Escritórios da FIA como reserva fora do circuito. Em conexão em tempo real com o diretor de corrida da FIA F1, ajudará a aplicar os regulamentos esportivos usando as ferramentas tecnológicas mais modernas.
Em segundo lugar, as comunicações de rádio diretas durante a corrida, atualmente transmitidas ao vivo por todas as TVs, serão removidas para proteger o diretor da prova de qualquer pressão e permitir que ele tome decisões pacificamente. Ainda será possível fazer perguntas ao diretor de prova, de acordo com um processo bem definido e não intrusivo.
Em terceiro lugar, os procedimentos de unlapping por trás do safety car serão reavaliados pelo Comitê Consultivo Esportivo da F1 e apresentados à próxima Comissão da F1 antes do início da temporada.
E, finalmente, gostaria de informar que uma nova equipe de gerenciamento de corrida será formada a partir de Barcelona para a sessão de testes.
Niels Wittich e Eduardo Freitas atuarão alternadamente como Diretor de Prova, auxiliados por Herbie Blash como conselheiro sênior permanente.
Michael Masi, que realizou um trabalho muito desafiador por três anos como diretor de corrida da Fórmula 1 após Charlie Whiting, receberá uma nova posição na FIA.
Apresentei este plano completo aos membros do Conselho Mundial de Automobilismo e ao Senado, que deram total apoio.
Com este plano, a FIA abre caminho para um novo passo na arbitragem da Fórmula 1. Sem os árbitros, não há esporte. Respeito e apoio dos árbitros é a essência da FIA. É por isso que essas mudanças estruturais são cruciais em um contexto de forte desenvolvimento e expectativas legítimas de pilotos, equipes, fabricantes, organizadores e, claro, os fãs.
Agradeço de coração a todos aqueles que contribuíram para esta reforma.
Essas mudanças nos permitirão iniciar a temporada 2022 da Fórmula 1 nas melhores condições, e nosso esporte será ainda mais amado e respeitado.
Obrigado pela sua atenção.