Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Del Nero diz que Paulistão foi sucesso e manterá fórmula

Por Daniel Batista

São Paulo – Marco Polo del Nero defendeu nesta terça-feira a fórmula de disputa do Campeonato Paulista de 2011 e confirmou que ela será mantida para o torneio de 2012. O presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF) garantiu que a competição deste ano, vencida pelo Santos, foi um sucesso e alvo de elogios dos clubes.

“Em 2012 vai permanecer o mesmo formato de disputa, pois foi muito interessante e um sucesso neste ano”, disse o presidente da FPF nesta terça-feira, durante evento de lançamento da bola e dos uniformes dos árbitros para o Campeonato Paulista de 2012, realizado na sede da federação.

Disputado por 20 clubes, o Campeonato Paulista teve a sua primeira fase disputada em turno único, com 19 rodadas. Os oito melhores colocados se classificaram para as quartas de final, disputadas em sistema de mata-mata, em jogo único, assim como as semifinais. Apenas a decisão do torneio é realizada em jogos de ida e volta.

A tabela do Campeonato Paulista de 2012 ainda não foi divulgado pela FPF, mas a CBF reservou o período entre 22 de janeiro e 13 de maio para a disputa dos estaduais no próximo ano. O conselho técnico para definição dos detalhes do torneio será realizado na próxima semana.

A bola do Campeonato Paulista foi alterada após ser alvo de críticas, principalmente dos goleiros, pelo excesso de gomos amarelos. Em 2012, a bola será mais “limpa”, quase toda branca, exceto pelas faixas vermelha e amarela.

De acordo com a FPF, a bola tem design inspirado em modernos carros de velocidade, com uma pintura em verniz. Ela foi batizada com o nome de KV Carbon 12 Velocity. “Esse novo modelo mais limpo me agradou. Eu tenho ouvido muitas vezes os locutores falarem que a bola deveria ser mais limpa. Está aí, foi feito o que foi pedido”, disse Del Nero.

Também há diferenças nos uniformes dos árbitros do próximo Campeonato Paulista em comparação com aqueles utilizados neste ano. As camisas são mais brilhantes por conta do tecido de poliéster utilizado. O amarelo está abolido e os uniformes são de três cores: laranja, verde-limão e preto.