Copa do Brasil: após 16 pênaltis, Grêmio elimina Atlético-PR
Derrotado por 1 a 0 no tempo normal, time gaúcho levou a melhor em uma longa disputa de penalidades

Em sua terceira passagem pelo Grêmio, o técnico Renato Gaúcho estreou em uma noite emocionante na Arena Grêmio. Nesta quarta-feira, o time gaúcho conquistou uma suada classificação para as quartas de final da Copa do Brasil ao bater o Atlético-PR nos pênaltis, por 4 a 3, após uma derrota por 1 a 0 no tempo regulamentar.
A decisão, aliás, foi um show de erros. Das 16 cobranças, nove foram desperdiçadas. Melhor para o Grêmio que errou um pouco menos.
A partida foi definida nas penalidades porque o primeiro jogo terminou com uma vitória gremista pelo mesmo placar, na Arena da Baixada. Na disputa, os destaques ficaram por conta dos goleiros Marcelo Grohe e Weverton, que tiveram grande participação nas cobranças das penalidades.
O jogo – O Grêmio iniciou a partida com uma postura ofensiva na intenção de “matar” o jogo o quanto antes. Logo aos quatro minutos, Maicon deixou Henrique Almeida na cara do gol e o centroavante chutou para fora, na saída de Weverton. Apesar dos sinais de um início avassalador, o time tricolor não conseguiu mais nenhuma chance clara.
Mesmo assim, os donos da casa seguiam melhor, enquanto o Atlético mal conseguia passar a linha do meio-campo. Em um momento no qual o jogo estava em um ritmo bastante lento, o time paranaense chegou com perigo pela primeira vez e não desperdiçou a oportunidade. Aos 29, Hernani chutou cruzado e o goleiro Marcelo Grohe defendeu, mas rebateu no pé de André Lima, que mandou para o fundo do gol.
No retorno para a segunda etapa, as primeiras ações ainda deixaram a desejar, mas mesmo sem qualidade, o Grêmio seguiu tentando. A primeira boa chance foi surgir apenas aos 30 minutos. Após vacilo da zaga atleticana, Guilherme driblou o marcador e parou na saída de Weverton. Aos 36 minutos, Luan recebeu passe de calcanhar de Batista e ficou frente a frente com o goleiro, mas mandou para fora.
O tempo regulamentar terminou com a vitória do Atlético-PR e por isso a vaga foi definida nos pênaltis. Weverton e Marcelo Grohe pegaram três pênaltis cada – o gremista, inclusive, parou uma cobrança do goleiro atleticano. Zé Nivaldo, o próprio Weverton e Paulo André chutaram para fora pelo time paranaense e Kannemann fez o mesmo pelo Grêmio num festival de finalizações feias e atrapalhadas. Na conta final, 4 a 3 para o Grêmio, classificado para as quartas após o chute no travessão de Paulo André.
Confira os times classificados (em negrito) na Copa do Brasil nesta quarta:
Ponte Preta 2 x 2 Atlético-MG
Botafogo-PB 1 x 0 Palmeiras
Grêmio 0 x 1 Atlético-PR (4 x 3 nos pênaltis)
Vasco 2 x 2 Santos
Corinthians 1 x 0 Fluminense
Cruzeiro 1 x 0 Botafogo
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.