Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Copa de 2014 terá uso de tecnologia, diz Blatter

Antes reticente em relação ao uso de tecnologia no futebol, a Fifa vem mudando de opinião nos últimos anos e pode permitir que alguns artifícios sejam utilizados já na Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Segundo o presidente da entidade, Joseph Blatter, o sistema eletrônico que está mais próximo de ser aprovado é o que detecta se a bola ultrapassou a linha do gol.

‘O Mundial de 2014 terá tecnologia para evitar ‘gols-fantasma’. Nós temos dois bons sistemas que correspondem às necessidades que estamos considerando: confiabilidade, imediatez e um método que não seja complicado de utilizar’, declarou Blatter em entrevista ao jornal Mundo Deportivo.

Atualmente, nove sistemas estão sendo testados por uma empresa contratada pela Fifa. O melhor deles, segundo os requisitos da entidade, poderá ser aprovado para uso em junho do ano que vem, quando a International Board, órgão que regula as regras do futebol, se reunirá para tratar do assunto.

A intenção da Fifa de utilizar a tecnologia tomou forma após os erros cometidos pelos árbitros em competições importantes. O mais notável deles ocorreu nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2010, quando um gol legítimo de Frank Lampard não foi avalizado pelo árbitro Jorge Larrionda durante as oitavas de final do torneio, em duelo entre Inglaterra e Alemanha.