Clique e assine a partir de 8,90/mês

Com vantagem, Palmeiras busca final em jogo da vida contra Grêmio

Por Da Redação - Atualizado em 19 jul 2016, 13h43 - Publicado em 20 jun 2012, 20h03

O Palmeiras está diante de uma possibilidade real de voltar a disputar um título nacional da elite, depois de 12 anos. Com a vantagem obtida pelo resultado do primeiro jogo, o time do técnico Luiz Felipe Scolari faz sua principal partida da temporada contra o Grêmio, que tenta confirmar sua fama de ‘imortal’ para surpreender o Verdão nesta quinta-feira, às 21 horas (de Brasília), na Arena Baruer

No jogo de ida entre os clubes, no Olímpico, nesta semifinal da Copa do Brasil, o Palmeiras armou uma eficiente estratégia defensiva e foi objetivo nos contragolpes, obtendo a vitória por 2 a 0. Com isso, o time paulista tem a vantagem de se classificar mesmo em caso de derrota por um gol de diferença.

‘Perder seria uma tragédia, muito terrível. Já estivemos perto da final da Copa Sul-americana (em 2010), mas erramos e a torcida saiu lamentando. Agora, vamos fazer o jogo da nossa vida. Respeitamos o Grêmio, mas vamos jogar nosso melhor, e o torcedor vai ser o 12jogador’, afirma o zagueiro Maurício Ramos.

Os ingressos para os palmeirenses estão esgotados desde segunda-feira, o que faz aumentar a expectativa no clube. O jogo também é considerado fundamental pela direção do Verdão. ‘Vamos pensar em jogar bem e passar para as finais. Este é nosso jogo do ano, o mais importante da temporada’, avisa o gerente de futebol, César Sampaio, ciente de que a última conquista da equipe em âmbito nacional na elite foi em 2000, na Copa dos Campeões.

Nesta semana decisiva, Felipão optou pelo mistério, fechando treino e despistando sobre a escalação. A principal dúvida na equipe é o chileno Valdivia, que vive situação de indefinição depois de ter sofrido um sequestro relâmpago. Porém, recuperado de dores no joelho direito, o Mago deve aparecer na equipe titular, na vaga de Daniel Carvalho.

O desfalque certo é o atacante Luan, que fica longe dos gramados por até dois meses, em função de uma lesão na coxa direita. Com isso, Mazinho é o mais cotado para assumir a função, tendo Maikon Leite como concorrente. Já Marcos Assunção se recupera bem da pancada que sofreu na coxa direita durante o jogo contra o Vasco e deve ser confirmado.

Virada impossível? – Apesar da dificuldade em reverter a desvantagem, o Grêmio não jogou a toalha na Copa do Brasil. Os jogadores prometem superação para derrotar o Palmeiras e chegar à decisão. ‘A fama do Grêmio de nunca desistir todo mundo conhece. É uma marca já afirmada na história do clube, e o que o torcedor quer da gente’, afirmou o volante Léo Gago. Para Fernando, é importante marcar um gol ainda no primeiro tempo, mas sem afobação: ‘temos que jogar inteligência’, projeta.

O elenco gremista está há quase uma semana concentrado. A delegação viajou de Porto Alegre a Recife na sexta, para jogar com o Náutico no domingo, pelo Brasileirão. Após a derrota por 1 a 0 nos Aflitos, o elenco foi direto para Atibaia, onde se mantém longe do clima tenso que antecede o confronto com o Palmeiras.

O volante Souza, que não jogou contra o Náutico, deve atuar normalmente. Fernando, que também não pôde jogar em Recife por conta de uma suspensão, é outro que reforça a equipe. Sem Werley, com uma lesão no tornozelo, Vilson formará a dupla de zaga com o veterano Gilberto Silva.

O principal retorno, porém, é o da dupla de ataque titular, formada por Kleber e Marcelo Moreno. O esquema 4-3-3, utilizado no fim de semana, não será colocado em campo em Barueri. A ideia do técnico Vanderlei Luxemburgo é retomar o 4-4-2 em losango, usado na última quarta-feira e na maior parte do ano até aqui. Apesar do mau desempenho nos últimos jogos, Marco Antônio segue como titular. Rondinelly aguarda vez no banco, bem como Miralles.

A única vez que o Grêmio conseguiu reverter fora de casa uma desvantagem sofrida no Olímpico por uma Copa do Brasil foi há 20 anos. Pelas oitavas de final de 1992, o Tricolor levou 1 a 0 do Paraná em casa e fez 2 a 1 fora. Caso consiga eliminar o Palmeiras, o Grêmio chegará à sua oitava final na história da competição. Ninguém decidiu tantas vezes o título.

Continua após a publicidade

FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS x GRÊMIO

Local:Arena Barueri, em Barueri (SP)

Data:21 de junho, quinta-feira

Horário:21 horas (de Brasília)

Árbitro:Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG)

Assistentes: Marcio Eustáqui Santiago (Fifa-MG) e Guilherme Dias Camilo (MG)

PALMEIRAS:Bruno; Cicinho, Maurício Ramos, Thiago Heleno e Juninho; Henrique, Marcos Assunção, João Vitor e Valdivia; Mazinho e Barcos

Técnico: Luiz Felipe Scolari

GRÊMIO:Victor; Edilson, Gilberto Silva, Vilson e Pará; Fernando, Souza, Léo Gago e Marco Antônio; Kleber e Marcelo Moreno.

Técnico: Wanderley Luxemburgo

Continua após a publicidade
Publicidade