Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Com time ofensivo, Mano pede objetividade à seleção

Por Da Redação 4 set 2011, 20h42

Por AE

Londres – Para tentar reverter o momento ruim da seleção brasileira e voltar a fazer a equipe empolgar o torcedor, o técnico Mano Menezes vai mandar a campo nesta segunda-feira, em Londres, contra Gana, um time mais ofensivo do que o visto nas últimas partidas. Ganso, Ronaldinho Gaúcho, Neymar e Leandro Damião vão formar o losango ofensivo.

A nova formação só é possível pelo retorno de Ronaldinho à seleção. Em ótima fase no Flamengo, ele irá atuar pelo lado esquerdo de campo, como explica Mano Menezes: “Penso que ele rende mais em termos de armação daquele lado. Do outro lado já tem um jogador mais agudo, o Neymar, que também vem jogando mais do lado esquerdo”, disse o treinador, que criticou o fato de os atacantes destros estarem sendo levados, em seus clubes, a jogar pelo lado esquerdo. “Assim vou ter que escalar um canhoto pela direita, para equilibrar. O futebol às vezes surpreende a gente, mas é questão de poder trazer a bola para dentro do campo e ter toda a visão do campo para armar, e é isso que acontece com um destro do lado esquerdo.”

Mano sabe que a opção por Ronaldinho deixa o time com menos poder de marcação e mais voltado ao ataque. Por isso, ele quer que a equipe seja mais efetiva com a bola nos pés. “Vamos trabalhar nas ultimas horas em cima disso. Temos bastante qualidade, mas não podemos perder a objetividade, porque aí você começa a perder a bola e vai ter que virar um marcador e aí vamos sofrer, porque a característica desses jogadores não é uma característica de marcação”, reconheceu.

Com quatro homens de frente – mais Fernandinho, que atuará recuado, como segundo volante -, Mano Menezes segue adotando o sistema de marcação por zona. “Penso que é a maneira ideal de nós brasileiros marcarmos e mantém a equipe mais organizada quando da retomada de bola para você estar pronto pra construir uma jogada ofensiva”, explicou.

O Brasil deve entrar em campo no estádio do Fulham, em Londres, nesta segunda-feira, com: Julio Cesar; Daniel Alves, Lúcio, Thiago Silva e Marcelo; Lucas Leiva, Fernandinho e Paulo Henrique Ganso; Neymar, Ronaldinho Gaúcho e Leandro Damião. A partida começa às 15h45 pelo horário de Brasília.

Continua após a publicidade
Publicidade