Vice-campeão mundial em 2008, Felipe Massa está em baixa. Dois anos após o acidente grave no Grande Prêmio da Hungria-2009, completados na última segunda-feira, o brasileiro da Ferrari encarna o papel de escudeiro do espanhol Fernando Alonso e tem sua possível saída da escuderia especulada.
Massa sofreu o mais grave acidente de sua carreira no treino classificatório em Hungaroring. No dia 25 de julho de 2009, uma mola se soltou da Brawn do brasileiro Rubens Barrichello e atingiu a cabeça do ferrarista. Desacordado, o piloto bateu de frente contra a barreira de pneus.Ele foi operado e ficou internado no Hospital Militar de Budapeste. Na volta ao Brasil, seguiu direto para o Albert Einstein. O médico Dino Altmann encontrou Massa ainda na Hungria e acompanhou a continuidade do processo de recuperação do piloto em São Paulo.
‘Ele não tem mais que voltar no médico e há muito tempo nem passa no médico por causa disso, não tem qualquer tipo de sequela ou limitação’, disse Altmann em entrevista à GE.Net. Para o profissional, qualquer tipo de cobrança sobre o piloto é injusta. ‘É a Ferrari que não anda. Não adianta colocar a culpa nele’, defendeu.
O Grande Prêmio da Hungria foi a 10etapa da temporada de 2009. Após o acidente, Massa perdeu as oito últimas corridas do campeonato. Liberado pelos médicos, ele retornou em 2010, mas ainda não conseguiu voltar ao lugar mais alto do pódio e tampouco fez uma pole position.
A última temporada de sucesso de Felipe Massa foi em 2008. A pole position e a vitória mais recentes foram registradas no Grande Prêmio do Brasil, mas não serviram para impedir o título mundial do britânico Lewis Hamilton (McLaren) por apenas um ponto.
Em 2009, a Ferrari começou em baixa e o brasileiro completou apenas uma das primeiras três corridas do ano. Antes do acidente, Massa e a escuderia demonstravam claros sinais de evolução – o piloto foi o terceiro no Grande Prêmio da Alemanha, etapa que antecedeu a prova na Hungria.
PRIMEIRO ANIVERSÁRIO FOI TRÁGICO
O grave acidente de Felipe Massa no Grande Prêmio da Hungria-2009 completou um ano de forma trágica no dia 25 de julho de 2010. Na etapa da Alemanha, disputada em Hockenheim, o brasileiro foi obrigado a ceder a vitória a Fernando Alonso.
Após superar o espanhol e Vettel na largada, Massa se manteve na liderança até a 49volta, quando a Ferrari o instruiu a ceder sua posição. ‘Fernando está mais rápido que você. Pode confirmar que entendeu essa mensagem?’, disse Rob Smedley, engenheiro do brasileiro, pelo rádio.
Desta forma, o piloto desacelerou em Hockenheim e passou a liderança para Alonso, que cruzou a linha de chegada na primeira colocação. ‘Boa decisão. Temos de ficar assim agora. Desculpe’, disse Rob Smedley pelo rádio a Massa em um episódio constrangedor.
A queda de Massa coincide com a chegada à Ferrari de Fernando Alonso, bicampeão mundial, em 2010. O brasileiro, na escuderia desde 2006, já dividiu a garagem com o alemão Michael Schumacher, dono de sete títulos, e com o finlandês Kimi Raikkonen, campeão uma vez, mas nunca foi tão inferior a seu parceiro como vem sendo em relação ao espanhol, de acordo com levantamento do jornal Folha de S.Paulo.
Fernando Alonso e Felipe Massa disputaram 29 corridas juntos, das quais o espanhol venceu seis e foi pole em duas. O brasileiro superou o parceiro apenas em quatro treinos de classificação e em oito provas. Nesta temporada, ele é o único piloto do grid que ainda não conseguiu largar à frente do companheiro de equipe.
Com a perda de terreno gradual de Felipe Massa, surgiram boatos sobre uma possível saída da Ferrari. No entanto, de acordo com o italiano Luca di Montezemolo, presidente da escuderia, o piloto brasileiro permanecerá até o final de seu contrato, em 2012.
Com 216 pontos em 10 etapas, o alemão Sebastian Vettel lidera o Mundial. Felipe Massa, com 154 pontos a menos, ocupa a sexta colocação – o melhor resultado em 2011 foi o quinto lugar repetido na Malásia e no Grande Prêmio da Europa. Ele tem uma nova chance para quebrar o tabu de vitórias neste domingo, justamente na Hungria.