É HOJE! Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Cinemateca Brasileira lança projeto de recuperação de cinejornal Canal 100

Ideia é garantir que esse patrimônio histórico seja preservado e disponibilizado para as futuras gerações

Por Alessandro Giannini Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 27 nov 2024, 16h23 - Publicado em 27 nov 2024, 14h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Cinemateca Brasileira, em parceria com o Instituto Cultural Vale, Shell e Itaú, anunciou nesta quarta-feira, 27, um ambicioso projeto para recuperar, catalogar e digitalizar o acervo do cinejornal Canal 100, um dos mais importantes registros audiovisuais da história do futebol brasileiro. O projeto, parte do plano “Viva Cinemateca”, tem como objetivo garantir que esse patrimônio histórico seja preservado e disponibilizado para as futuras gerações.

    Leia mais: Cinemateca retoma o projeto de preservação da coleção do Canal 100

    Gabriela Sousa de Queiroz, diretora técnica da Cinemateca Brasileira, detalha os avanços do projeto. Com um orçamento de 22 milhões de reais, a iniciativa já conseguiu captar 40% dos recursos necessários, com o apoio da Vale, Shell e Itaú. “Todo o time de catalogação está avançando no mapeamento do acervo”, disse a executiva. “Estamos pegando os roteiros, colocando-os em banco de dados e indexando.”

    No Morumbi, Palmeiras e São Paulo jogam a final do Campeonato Paulista de 1972 -
    No Morumbi, Palmeiras e São Paulo jogam a final do Campeonato Paulista de 1972 – (Canal 100/ Cinemateca Brasileira/Divulgação)

    O Canal 100, criado pelo cineasta Carlos Niemeyer em 1957, revolucionou a cobertura esportiva no Brasil, utilizando técnicas inovadoras de filmagem e uma narrativa cinematográfica singular. O cinejornal, exibido nos cinemas antes dos filmes, registrou momentos épicos do futebol brasileiro entre 1959 e 1986, além de aspectos da cultura e da sociedade brasileira da época.

    Continua após a publicidade

    Quais são as prioridades?

    Gabriela explica que o projeto se concentra em duas frentes principais. A primeira é a análise e processamento de 4.000 latas de filmes que nunca foram abertas desde que o acervo chegou à Cinemateca em 2011. “O emergencial serão essas 4.000 latas”, disse a diretora. “Elas serão o objeto principal dos primeiros meses do projeto. É preciso descobrir o que tem nelas.”

    Flavio Minuano abraça Pelé em amistoso entre Brasil e Bélgica, com vitória de 5x0 -
    Flavio Minuano abraça Pelé em amistoso entre Brasil e Bélgica, com vitória de 5×0 – (Canal 100/ Cinemateca Brasilera/Divulgação)

    A digitalização de cerca de 30 horas de cinejornais, a duplicação fotoquímica de centenas de rolos de filmes e a aquisição de equipamentos modernos são alguns dos objetivos do projeto. Espera-se que, em 2026, ano da próxima Copa do Mundo, uma grande mostra itinerante, com trechos do Canal 100 e outros filmes sobre futebol, celebre a história do esporte e sua importância na cultura brasileira.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.