Desenho Pininfarina, 570 cavalos, câmbio de sete marchas no volante, aceleração de zero a 100 km/hora abaixo de 3,5 segundos e velocidade máxima acima dos 325 km/h. Estes são só alguns dos atrativos da nova Ferrari 458 Italia, que chega oficialmente ao mercado brasileiro nesta terça-feira – e vai custar a partir de 1,5 milhão de reais. Desde o fim de 2009 ela substitui o modelo F430.
O novo modelo foi apresentado em setembro no Salão de Frankfurt, um dos mais importantes da Europa (o outro é o de Paris, que ocorre alternadamente com o alemão). O novo modelo tem preço estimado na Europa de quase 200.000 euros (cerca de 450.000 reais); e de 225.000 dólares nos EUA (400.000 reais), onde pode ter até 75.000 dólares em acessórios.
Sem nenhuma alavanca de comando – setas, faróis, por exemplo, tudo foi substituído por botões no volante e alguns no painel – , a nova 458 italia é um cupê de dois lugares, com motor V8 de 4,5 litros de capacidade.
Além da potência, a nova Ferrari evoluiu em relação ao modelo anterior: de acordo com a fábrica italiana, a 458 faz em média 7,3 km com um litro de combustível e reduziu a emissão de poluentes. Ela ainda pesa 1380 quilos aseco, com 58% distribuídos sobre o eixo traseiro (onde fica instalado o motor).
Ficha técnica
Motor: central, longitudinal, V8, injeção direta
Cilindrada: 4 499 cm3
Taxa de compressão: 12,5:1
Potência: 570 cv a 9 000 rpm
Câmbio: automatizado de dupla embreagem com 7 marchas, tração traseira
Dimensões: comprimento, 4527mm; largura, 1937 mm; altura, 1213 mm; entre-eixos, 2650 mm
Peso a seco: 1 380 kg
Porta-malas: 230 litros
Tanque combustível: 86 litros
Freios: discos ventilados de 398 mm na frente e 360 mm atrás
Pneus: 235/35 R20/8,5 polegadas na frente; 295/35 R20/10,5 polegadas atrás
Desempenho: 0 a 100 km/h abaixo de 3,4 s; 0 a 200 km/h em 10,4 s
Velocidade máxima acima de 325 km/h
https://youtube.com/watch?v=k9Br6f_BCVc%3Frel%3D0%26controls%3D0%26showinfo%3D0