Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

CBF define confrontos da edição 2012 da Copa do Brasil

Por Da Redação 13 dez 2011, 11h59

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu nesta terça-feira os confrontos da próxima edição da Copa do Brasil, que começa no dia 7 de março e vai até 25 de julho. Será a última vez que a competição terá 64 clubes, já que, a partir de 2013, serão 86 participantes, incluindo aqueles que disputarem a Libertadores no mesmo ano.

Para a disputa de 2012, 54 participantes vieram dos campeonatos estaduais e dos torneios seletivos, enquanto os outros 10 foram definidos pelo ranking nacional de clubes, atualizado também nesta terça-feira pela CBF. Assim, São Paulo ficou sendo o Estado com o maior número de times na próxima edição da Copa do Brasil – são seis no total.

Entre as principais forças paulistas, o Palmeiras fará sua estreia contra o Coruripe, atual vice-campeão alagoano. Já o São Paulo abre a sua participação na Copa do Brasil diante do Independente, que foi campeão paraense. Além dos dois grandes clubes, Portuguesa, Paulista, Guarani e Ponte Preta são os outros representantes do Estado.

Como Flamengo, Fluminense e Vasco estão classificados para a Libertadores, o Botafogo é o único grande clube carioca que disputará a Copa do Brasil em 2012. E fará o confronto da primeira fase contra o Treze, que é o atual campeão paraibano. Os outros dois representantes do Rio na competição serão Boavista e Madureira.

Ainda na primeira fase da Copa do Brasil, o Grêmio abre sua participação contra o River Plate (SE), o Cruzeiro enfrenta o Rio Branco (AC), o Atlético-MG joga com o CENE (MS), o Coritiba encara o Nacional (AM), o Atlético-PR terá pela frente o Sampaio Correa (MA), o Bahia desafia o Auto Esporte (PB) e o Atlético-GO estreia com o Gurupi (TO).

Pelo diagrama da competição, já definido pela CBF, também é possível fazer projeção dos possíveis confrontos futuros na Copa do Brasil. Assim, Palmeiras e São Paulo, por exemplo, só irão se enfrentar numa eventual final. Do lado palmeirense da chave estão Cruzeiro, Atlético-PR e Grêmio. E do são-paulino, Botafogo, Coritiba e Atlético-MG.

FORA DA DISPUTA – Curiosamente, o Figueirense, que fez excelente campanha no Brasileirão e quase conseguiu ir para a Libertadores de 2012, não irá disputar a Copa do Brasil. Como foi mal no último Campeonato Catarinense, dependia da sua colocação no ranking nacional de clubes, mas acabou perdendo a vaga para o América-MG por 1 ponto.

(Com Agência Estado)

Continua após a publicidade
Publicidade