Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

CBC divulga equipe feminina olímpica do ciclismo de estrada

A Confederação Brasileira de Ciclismo divulgou nesta terça a convocação final para os Jogos Olímpicos de Londres-2012. Tomando como base o ranking mundial, a equipe brasileira feminina de ciclismo tem como destaque as irmãs Clemilda e Janildes Fernandes, pela primeira vez juntas em uma edição dos Jogos. Estreante, Fernanda Souza completa a equipe olímpica.

Ao fim das competições que valiam para o ranking internacional classificatório, Clemilda obteve 216 pontos, sendo a brasileira mais bem colocada da lista olímpica. Somados aos 79 pontos de Janildes e os 36 de Fernanda, o Brasil finalizou o ranking com 331 pontos, na 12colocação, garantindo o direito de levar três integrantes em sua equipe.

‘Participamos de competições de alto nível fora do Brasil nesse período de classificação olímpica e conseguimos competir de igual para igual contra as melhores atletas do mundo, vencendo provas importantes do calendário internacional. Isso nos motiva muito e mostra que o trabalho deu resultado. Agora vamos finalizar a preparação para brigar por uma medalha de Londres’, analisa Cássio Freitas, técnico da seleção brasileira feminina de ciclismo de estrada.Será a terceira participação olímpica de Janildes e a segunda de Clemilda. As irmãs, porém, nunca haviam sido convocadas simultaneamente a uma edição dos Jogos. Enquanto Janildes representou o Brasil em Sydney-2000 e Atenas-2004, a irmã esteve presente em Pequim-2008. Fernanda Souza faz sua estreia na delegação olímpica.

‘Hoje me considero uma vencedora no esporte, por tudo que eu já passei’ – afirma Clemilda, pega no doping em 2009. ‘Tenho orgulho de estar podendo participar da minha segunda Olimpíada, meus olhos enchem de lágrima só de pensar que mais uma vez estarei defendendo meu país e com muito orgulho, como sempre fiz. Tenho certeza que vamos fazer uma grande Olimpíada’, completa.

A competição olímpica feminina de estrada será disputada por 67 atletas. Enquanto a prova de resistência será realizada no dia 29 de julho, com os 140 km tendo largada e chegada no Palácio de Buckingham, a prova de contra-relógio está programada para o dia 1de agosto, quando os 29 km terão chegada e largada no Palácio da Corte de Hampton.