Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Cansado do locaute, Splitter voltou ao basquete espanhol visando Londres

O brasileiro Tiago Splitter foi apresentado nesta segunda-feira no Valencia Basket. O ala/pivô do San Antonio Spurs externou que ficou irritado com o impasse da NBA (Liga Norte-americana de Basquete) e que retornou à Espanha para chegar em forma nos Jogos Olímpicos de Londres-2012.

Por conta de um imbróglio salarial entre os proprietários das franquias e os atletas, a liga dos Estados Unidos está paralisada e a temporada regular ameaçada de não ocorrer. Splitter – que atuou pelo Caja Laboral (da Espanha) durante seis tempordas – revelou estar cansado da boataria.

‘Há duas semanas, passava o dia todo olhando a internet lendo sobre o locaute. Diziam que amanhã estaria acordado, depois que estaria depois de amanhã e me cansei da situação. Desde que cheguei aqui, pouco acessei a internet’, expôs o verde-amarelo, que, inclusive, estreou com a camisa do Valencia no domingo, e em grande estilo: double-double na vitória de 86 a 83 sobre o Murcia.

Splitter salientou também que sua volta ao basquete espanhol foi motivada sobremaneira pelas Olimpíadas do ano que vem. ‘A seleção fez neste ano um trabalho espetacular. Era uma dos meus sonhos jogar a Olimpíada, porque o Brasil não disputa há 16 anos. É uma das razões pelas quais vim porque queria jogar. Estar parado não me ajudava em nada’, disse. No contrato do brasileiro há uma cláusula que o obriga a voltar aos Spurs caso a liga recomece.

O próprio técnico da Seleção Brasileira, Ruben Magnano, havia aconselhado, na semana passada, os atletas brasileiros da NBA a procurar outros clubes. Leandrinho foi o pioneiro, ao acertar com o Flamengo no meio do ano.