Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Campeões estaduais, Inter e Coxa duelam na estreia

Um duelo entre o campeão gaúcho e o campeão paranaense marcará a primeira rodada do Campeonato Brasileiro 2012. Internacional e Coritiba iniciam a disputa da principal competição nacional neste domingo, no Beira-Rio, a partir das 16 horas (de Brasília). As equipes, no entanto, precisam mostrar a mesma força na competição nacional para se consolidaram, já que durante a temporada passaram por momentos de instabilidade.

Com uma semana inteira para treinar, raridade nesta temporada, o Inter inicia o Brasileirão como há nove anos não conseguia: com dedicação exclusiva à competição. Sem outras competições no segundo semestre, o Colorado busca reunir forças para vencer o certame, o que não ocorre 1979.

‘Estamos carentes de um título, são 33 anos sem um título brasileiro. Mas agora temos um semestre para focar exclusivamente neste campeonato. Ganhar o título brasileiro é obrigação’, afirmou o novo vice de futebol do clube, Luciano Davi, substituto de Luiz Anápio Gomes, que alegou falta de tempo para dedicar-se ao cargo.

O Colorado tem dois desfalques para a estreia nesta semana: o volante Sandro Silva, com um corte no joelho sofrido em uma briga durante a comemoração do título gaúcho, e o meia D’Alessandro, que voltou a sentir dores na coxa esquerda e será preservado. Sem Tinga, vendido para o Cruzeiro na última quinta-feira, o técnico Dorival Júnior deve desfazer a formação com três volantes e dois articuladores no meio-campo.A tendência indica que Guiñazu deve ter Elton como companheiro na parte defensiva do meio, embora Bolatti corra por fora. À frente deles, três meias: Dátolo, Oscar e Dagoberto. Leandro Damião está confirmado como centroavante. Outro desfalque, este mais antigo, é o lateral esquerdo Kleber. Com lesão na panturrilha, o ala só deve voltar em junho. Fabrício permanece na equipe

Pelo Coxa, as comemorações pela conquista estadual terminaram durante a semana, já que a equipe alviverde teve que canalizar suas forças para o duelo diante do Vitória, pela Copa do Brasil, em Salvador. Após o empate, o técnico Marcelo Oliveira precisou reavaliar suas peças durante os treinamentos para montar a equipe, especialmente por conta do desgaste físico, visando a partida decisiva da volta.

A equipe alviverde terá pelo menos três desfalques importares. O volante Willian tem condições de jogo, mas busca o condicionamento físico ideal para voltar entre os titulares após lesão, o meia Rafinha, que está entregue ao departamento médico com dores no tornozelo, e Tcheco, que não foi inscrito na competição, pois vai pendurar as chuteiras.

O setor que mais preocupa no momento é o ataque, que mostrou fragilidade nas últimas partidas. Porém, com a possível chegada de reforços o comandante coxa-branca projeta dias melhores. Por enquanto, vai com o que tem. ‘Chegaram jogadores e naturalmente vão agregar bastante, já vieram alguns e eu acho que é um campeonato longo e se passar todas as fases (incluindo Copa do Brasil e Copa Sul-Americana) serão 84 jogos. Então, é sempre possível trazer um ou outro jogador’, concluiu.

FICHA TÉCNICA

INTERNACIONAL X CORITIBA

Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)

Data: 20 de maio de 2012, domingo

Horário: 16 horas (horário de Brasília)

Árbitro: Pablo dos Santos Alves (ES)

Assistentes: Fabiano da Silva Ramires (ES) e José Maciel Linhares (ES)

INTERNACIONAL: Muriel; Nei, Rodrigo Moledo, Índio e Fabrício; Guiñazu, Elton (Bolatti), Oscar, Dátolo e Dagoberto; Leandro Damião

Técnico: Dorival Júnior

CORITIBA: Vanderlei; Ayrton, Démerson, Emerson e Lucas Mendes; Júnior Urso, Gil, Lincoln e Everton Ribeiro; Roberto (Marcel) e Anderson Aquino (Everton Costa)

Técnico: Marcelo Oliveira