Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Camisa número 88 está banida do futebol italiano

Anúncio foi feito pelo ministério do Interior do país, em combate aos símbolos neonazistas

Por Da Redação Atualizado em 27 jun 2023, 19h25 - Publicado em 27 jun 2023, 16h43

Em medida que contou com o apoio da Federação Italiana de Futebol (FIGC), o governo italiano anunciou a proibição do número 88 na camisa dos jogadores em qualquer clube de futebol do país. A decisão foi divulgada pelo ministro do Interior, Matteo Piantedosi, nesta terça-feira (27). A iniciativa faz parte de uma série de ações de combate a grupos neonazistas e ataques antissemitas e racistas nos estádios do país.

Esta numeração é utilizada por extremistas, por significar a saudação “Heil Hitler”, pois o H é a oitava letra do alfabeto.

Atualmente, três jogadores da Série A utilizam este número: o polonês Mateusz Praszelik, do Verona e os croatas Toma Basic e Mario Pasalic, da Lazio e Atalanta. Outro jogador que costumava utilizar a numeração era o venezuelano Tomas Rincon, da Sampdoria. Mas na última temporada, ele mudou para a camisa 8.

Continua após a publicidade

Um dos estopins para a ação do governo ocorreu em março, quando um torcedor da Lazio, clube de Roma, foi flagrado vestido uma camisa da equipe, com o número 88 e a palavra “Hitlerson” (filho de Hitler, em inglês).

Campeão do mundo com a Itália em 2006, o goleiro Gianluigi Buffon também chegou a jogar com a camisa 88 nos tempos de Parma e foi acusado de fascismo no início de carreira. Antes disso, em outro episódio controverso, ele concedeu uma entrevista vestindo uma camisa com a frase “boia chi molla”, muito popular durante o regime fascista no país. Buffon se desculpou e disse que não sabia o significado histórico da frase (algo como ‘quem abandona a luta é uma assassino’, em italiano).

Outra iniciativa acordada entre governo e a Federação de Futebol Italiana é a paralisação de partidas, quando houver manifestações antissemitas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.