Bruno Senna quer uma prova melhor na próxima etapa do Mundial de Fórmula 1 deste ano, o GP do Japão, dentro de duas semanas. Ainda em Cingapura, onde cumpre compromissos com patrocinadores no início desta semana, o piloto brasileiro viu de forma positiva a sua terceira corrida como piloto titular da Renault, mas sabe que pode ir melhor em uma pista que favoreça mais o seu carro e o seu estilo de pilotagem, como a de Suzuka, no Japão.
A equipe francesa abriu a fase asiática da Fórmula 1 sabendo que encontraria dificuldades no circuito de rua de Marina Bay. O comportamento do carro ao longo de todo o fim de semana, por sua vez, confirmou as expectativas pouco animadoras dos técnicos e pilotos.
‘Acho que não dava para fazer mais do que fiz. A parte traseira do carro não funciona muito bem em circuitos lentos e o desgaste dos pneus de trás é muito elevado. Mas a próxima etapa é uma outra história’, avisou.
E o sentimento de Bruno tem procedência. Ele se animou com as possibilidades da Renault no GP do Japão, para onde levará uma nova asa dianteira e o kit de carenagem que chegou a ser testado pelo companheiro de Bruno, o russo Vitaly Petrov, nos treinos da sexta-feira em Cingapura.
Bruno explicou que o leve toque contra o muro na corrida de domingo não causou maiores danos, mas obrigou a troca do bico do carro e comprometeu suas chances de pontuar por causa da parada não prevista nos boxes.
‘Tive de mexer no balanço dos freios para compensar o consumo dos pneus traseiros, que estava bastante alto. Logo depois que troquei os supermacios pelos macios, os freios dianteiros travaram na curva mais lenta e acabei tocando de leve no muro’, contou.
A tração insuficiente foi a principal causa do modesto rendimento do R31 em Cingapura. Mas Senna voltou a levar vantagem sobre o parceiro no confronto direto. Saiu à frente no grid, terminou melhor colocado na corrida mesmo com um pit stop a mais e sua volta mais rápida superou a estabelecida por Petrov. Mesmo assim, ele não deixou de se incomodar com a tração do seu monoposto.
‘Sofremos muito com isso. O que mais esquenta os pneus na Fórmula 1 são as curvas de alta, as freadas e as acelerações. Numa pista travada como a de Cingapura e com esse problema da traseira do carro num traçado com tantas curvas lentas, foi sempre muito difícil para nós’, observou Bruno.
Próxima etapa da temporada 2011 da Fórmula 1, o Grande Prêmio do Japão será disputado no circuito de Suzuka. A prova sera na madrugada do dia 9 de outubro, domingo (pelo horário de Brasília).