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Bruno Senna crê em volta da Renault ao Q3 no GP do Japão

Por Da Redação
26 set 2011, 10h37

Bruno Senna quer uma prova melhor na próxima etapa do Mundial de Fórmula 1 deste ano, o GP do Japão, dentro de duas semanas. Ainda em Cingapura, onde cumpre compromissos com patrocinadores no início desta semana, o piloto brasileiro viu de forma positiva a sua terceira corrida como piloto titular da Renault, mas sabe que pode ir melhor em uma pista que favoreça mais o seu carro e o seu estilo de pilotagem, como a de Suzuka, no Japão.

A equipe francesa abriu a fase asiática da Fórmula 1 sabendo que encontraria dificuldades no circuito de rua de Marina Bay. O comportamento do carro ao longo de todo o fim de semana, por sua vez, confirmou as expectativas pouco animadoras dos técnicos e pilotos.

‘Acho que não dava para fazer mais do que fiz. A parte traseira do carro não funciona muito bem em circuitos lentos e o desgaste dos pneus de trás é muito elevado. Mas a próxima etapa é uma outra história’, avisou.

E o sentimento de Bruno tem procedência. Ele se animou com as possibilidades da Renault no GP do Japão, para onde levará uma nova asa dianteira e o kit de carenagem que chegou a ser testado pelo companheiro de Bruno, o russo Vitaly Petrov, nos treinos da sexta-feira em Cingapura.

Bruno explicou que o leve toque contra o muro na corrida de domingo não causou maiores danos, mas obrigou a troca do bico do carro e comprometeu suas chances de pontuar por causa da parada não prevista nos boxes.

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‘Tive de mexer no balanço dos freios para compensar o consumo dos pneus traseiros, que estava bastante alto. Logo depois que troquei os supermacios pelos macios, os freios dianteiros travaram na curva mais lenta e acabei tocando de leve no muro’, contou.

A tração insuficiente foi a principal causa do modesto rendimento do R31 em Cingapura. Mas Senna voltou a levar vantagem sobre o parceiro no confronto direto. Saiu à frente no grid, terminou melhor colocado na corrida mesmo com um pit stop a mais e sua volta mais rápida superou a estabelecida por Petrov. Mesmo assim, ele não deixou de se incomodar com a tração do seu monoposto.

‘Sofremos muito com isso. O que mais esquenta os pneus na Fórmula 1 são as curvas de alta, as freadas e as acelerações. Numa pista travada como a de Cingapura e com esse problema da traseira do carro num traçado com tantas curvas lentas, foi sempre muito difícil para nós’, observou Bruno.

Próxima etapa da temporada 2011 da Fórmula 1, o Grande Prêmio do Japão será disputado no circuito de Suzuka. A prova sera na madrugada do dia 9 de outubro, domingo (pelo horário de Brasília).

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