Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Brasil perde também do Canadá na Liga Mundial

Por AE

Toronto – Assim como tinha acontecido no dia anterior, na estreia diante da Polônia, a seleção brasileira masculina de vôlei perdeu para o Canadá por 3 sets a 2, neste sábado, na cidade canadense de Toronto, pelo Grupo B da Liga Mundial. Agora, já com duas derrotas na competição, o Brasil busca a recuperação neste domingo, quando enfrenta a Finlândia, a partir das 17 horas (horário de Brasília), no mesmo local.

Desfalcado de Giba, Murilo e Leandro Vissotto, que se recuperam de contusão, e sem ter feito qualquer amistoso antes da estreia na temporada, o Brasil tem sofrido neste começo da Liga Mundial. O próprio técnico Bernardinho já tinha previsto dificuldades para o time. E nem mesmo o retorno do levantador Ricardinho, que não defendia a seleção desde 2007, foi capaz de evitar as derrotas para Polônia e Canadá.

Na noite de sexta-feira, o Brasil mostrou poder de reação ao buscar o empate após perder os dois primeiros sets, mas caiu diante da Polônia. Neste sábado, a situação do jogo foi um pouco diferente, mas terminou novamente com derrota brasileira. Empurrado pela torcida que lotou o ginásio em Toronto, o Canadá ganhou por 3 a 2, com parciais de 25/23, 20/25, 25/20, 24/26 e 15/10, em 2 horas e 13 minutos.

O principal pontuador brasileiro foi o oposto Wallace, com 17 pontos marcados, mas o destaque da partida deste sábado foi mesmo o canadense Gavin Schmitt, que conseguiu 33 pontos – John Gordon Perrin contribuiu com outros 21. Assim, o Canadá volta à quadra também neste domingo, em confronto direto contra a Polônia na luta para ver quem termina a primeira rodada na liderança do Grupo B da Liga Mundial.

Apesar do começo complicado, Bernardinho já avisou que a Liga Mundial deste ano serve como preparação para a disputa da Olimpíada de Londres, entre julho e agosto. “A importância da Liga Mundial não é o título em si. É ser uma trajetória de preparação para os Jogos Olímpicos. O título tem importância, mas serão as partidas que teremos como base da nossa preparação”, chegou a dizer o treinador da seleção.

Depois dessa primeira rodada no Canadá, as quatro seleções que formam o Grupo B voltarão a se enfrentar nos próximos três fins de semana, em Katowice (Polônia), São Bernardo do Campo (Brasil) e Tampere (Finlândia). E a equipe que terminar na primeira colocação da chave garante a classificação para a fase final da Liga Mundial, que será disputada entre os dias 4 e 8 de julho, em Sofia, na Bulgária.