Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Brasil estreia com vitória no basquete masculino do Pan

Por AE

Guadalajara – Sem contar com alguns de seus principais jogadores, a seleção brasileira masculina de basquete estreou com uma vitória difícil e apertada no Pan de Guadalajara. No jogo desta quarta-feira, o Brasil teve um mal começo, mas conseguiu melhorar nos dois últimos quartos e derrotou o Uruguai por 80 a 71. Agora, volta a jogar já nesta quinta, pela segunda rodada do Grupo B, contra os Estados Unidos.

Para a disputa do Pan, o técnico Ruben Magnano não pôde contar com vários jogadores que ajudaram o Brasil a conquistar a vaga olímpica, no começo de setembro, na Argentina. Por conta dos compromissos com seus clubes, os atletas que atuam na Europa, como Marcelinho Huertas, não foram convocados. E aqueles que jogam na NBA, caso de Tiago Splitter, também não foram para Guadalajara.

Assim, Magnano apostou num grupo renovado, com alguns novatos como Cristiano Felício e Bruno Irigoyen – ambos de 19 anos -, para a disputa do Pan. Para completar, a seleção brasileira também teve pouco tempo para treinar. Diante desse cenário, a equipe demorou para se acertar na estreia desta quarta-feira. No final, porém, prevaleceu a força do basquete do Brasil e veio a vitória.

O principal destaque da vitória sobre o Uruguai foi o ala/pivô Guilherme Giovannoni, um dos astros da campanha no Pré-Olímpico da Argentina, que terminou o jogo com 15 pontos e oito rebotes. Outro veterano do grupo, o ala Marcelinho Machado, que participou dos títulos do Brasil nas últimas três edições do Pan, também teve atuação decisiva no último quarto e ficou com 12 pontos.

Além dos Estados Unidos, adversário brasileiro nesta quinta-feira, em jogo marcado para começar às 23 horas (horário de Brasília), o Grupo B do Pan ainda contra com a República Dominicana, contra quem o Brasil jogará na sexta. Na outra chave da competição, estão México, Argentina, Canadá e Porto Rico – na estreia, também nesta quarta, os canadenses venceram os argentinos por 83 a 79.