Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Brasil-Espanha: uma final antecipada no Mundial Sub20

Brasil e Espanha se enfrentarão pelas quartas-de-final do Mundial Sub20 de futebol, disputado na Colômbia, em uma espécie de final antecipada que acontece no próximo domingo, em Pereira (oeste), a partir das 20h00 de Brasília.

Os brasileiros, que tentam conquistar o pentacampeonato no torneio, passaram na quarta-feira sem sustos pela Arábia Saudita, vencendo a seleção árabe por 3-0 em partida válida pelas oitavas-de-final, disputada em Barranquilla (990 km ao norte de Bogotá).

Já a Espanha se complicou diante da Coreia do Sul e teve que levar a partida para os pênaltis, nos quais superou a equipe asiática por 7-6, após um empate sem gols durante os 120 minutos jogados na cidade de Manizales.

A partida entre Brasil e Espanha poderá eliminar um dos dois grandes favoritos ao título, e o vitorioso seguirá mais fortalecido do que nunca para disputar um lugar na final, que será disputada no dia 20 agosto, em Bogotá.

“Ainda precisamos ajustar alguns pontos, pois esperamos uma partida muito dura contra a Espanha. Somos duas equipes com a responsabilidade de vencer, ambas com chances de chegar à final, mas o caminho será duro”, disse o técnico do Brasil, Ney Franco.

“Vamos analisar o jogo e a maneira de neutralizar suas principais armas, como a linha de quatro jogadores no meio, sem deixar de tentar manter nosso estilo com passes e força de ataque. Vai ser um encontro magnífico”, disse Ney.

Já o técnico da Espanha, o ex-goleiro Julen Lopetegui, preferiu não comentar as expectativas do time para o confronto, limitando-se a comentar as qualidades do time brasileiro: “O Brasil é uma equipe fantástica. É o campeão sul-americano e será muito duro enfrentá-lo, porque é uma equipe com muitos artifícios ofensivos”, disse.

Outras duas fortes candidatas ao título, Argentina e Nigéria, também têm jogos difíceis pela frente.

A Argentina enfrentará Portugal no sábado, em Cartagena, às 17H00 locais (19H00 de Brasília) e a Nigéria jogará contra a França na mesma data.

“Esperamos ter uma boa partida com Portugal e sonhamos com a classificação para as semifinais em Medellín (noroeste)”, no dia 17 de agosto, disse o técnico argentino, Walter Perazzo.

As quartas-de-final serão completadas com o jogo entre Colômbia e México, que acontece no sábado em Bogotá às 20h00 locais (22h00 de Brasília), sendo que a seleção vitoriosa dessa partida enfrentará o vencedor de Brasil e Espanha.

“O México é uma equipe dura. O enfrentamos recentemente no Torneio de Toulon e fizemos uma boa partida, mas todos os jogos são diferentes, ainda mais num Mundial”, disse o técnico colombiano, Eduardo Lara, ao recordar a vitória por 2-1 nas semifinais do Torneio de Toulon, no qual sua equipe foi campeã ao vencer a França.