Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Boxeadoras estão isentas de usar saia nos Jogos Olímpicos de Londres

Londres, 2 mar (EFE).- As boxeadoras que participarão dos Jogos Olímpicos de Londres não serão obrigadas a usar saia, informou nesta sexta-feira a emissora pública britânica ‘BBC’.

A Associação Internacional de Boxe Amador havia sugerido em outubro a possibilidade de as boxeadoras competirem usando saia, para diferenciá-las dos homens. Porém, após uma reunião da direção da entidade, foi descartado que essa medida se tornasse obrigatória.

Nos Jogos deste ano, o Comitê Olímpico Internacional (COI) incluiu pela primeira vez o boxe feminino, disputado em três categorias: peso pena (51kg), ligeiro (60kg) e médio (75kg).

A decisão da Associação sobre os uniformes das boxeadoras criou uma grande polêmica. Atletas como a irlandesa Katie Taylor, três vezes campeã mundial, vieram a público e definiram a decisão de ‘vergonhosa’.

‘É uma vergonha que obriguem algumas boxeadoras a usar essas minissaias. Deveríamos poder usar calças, como fazem os homens’, declarou Katie. ‘Não vou usar minissaia, não uso quando saio à noite, portanto, não vou usar no quadrilátero’.

No último Campeonato da Europa, realizado em Roterdã (Holanda), só dois países, Polônia e Romênia, utilizaram os novos ‘uniformes’. A federação polonesa considerou-os mais ‘elegantes’ e tornou-os obrigatórios para suas boxeadoras.

No entanto, após uma reunião do comitê executivo da Associação de Boxe Amador, a própria entidade voltou atrás e deixou a decisão por conta das boxeadoras.

O presidente da Associação, o taiuanês Ching-Kuo Wu, disse nunca ter pedido às boxeadoras que usassem saia. Ele reafirmou que a decisão tomada agora é ‘torná-la opcional’.

‘Neste ano, os Jogos Olímpicos de Londres serão melhores, já que 36 boxeadoras terão a oportunidade de competir por uma medalha olímpica no boxe pela primeira vez na história’, acrescentou Ching-Kuo. EFE