Clique e assine a partir de 9,90/mês

Botafogo projeta sequência positiva nas próximas ‘decisões’

Por Da Redação - 14 set 2011, 14h29

Os jogadores do Botafogo e o técnico Caio Junior costumam trabalhar pensando em um jogo de cada vez. Quando muito, fazem metas para três ou quatro confrontos. Porém é consenso em General Severiano que os próximos três confrontos podem ser considerados decisivos em termos de chances de se brigar pelo título do Campeonato Brasileiro.

Isso porque o Alvinegro terá pela frente concorrentes diretos. No próximo domingo o rival será o Flamengo, em clássico carioca programado para as 16 horas (de Brasília) no Engenhão, pela 24rodada. O Alvinegro é o quarto colocado com 40 pontos, quatro a mais que os flamenguistas.

Na quinta-feira da próxima semana o Botafogo vai medir forças com o Grêmio no Estádio Olímpico. Os gremistas têm dez pontos a menos, na 12posição, mas estão arrancando em um momento do Campeonato Brasileiro onde muitas equipes decolaram para conquistas no passado. Frear essa reação seria importante para quem está acima na tabela de classificação. A série de confrontos diretos será fechada no dia 25 de setembro, novamente no Engenhão, dessa vez contra o São Paulo, que hoje é o terceiro colocado com 41 pontos.

Embora os jogadores e Caio Junior não gostem de falar em pontuação, eles esperam que o time consiga pelo menos sete pontos nesses nove que serão disputados.

Continua após a publicidade

‘Nós estamos pensando em um jogo de cada vez e sabemos que uma vitória contra o Flamengo se tornou ainda mais importante por conta da goleada de 5 a 0 sofrida para o Coritiba. Reagir rapidamente é importante por conta do equilíbrio da competição. Queremos logicamente somar o máximo de pontos possíveis contra concorrentes diretos, mas o foco agora é só o Flamengo’, disse o volante Marcelo Mattos.

Na visão do também volante Renato, o Botafogo não pode cometer contra esses rivais os mesmos erros exibidos na goleada sofrida para o Coritiba.

‘Nós cometemos alguns erros contra o Coritiba que não podem ser repetidos por uma equipe que pretende lutar pelo título do Campeonato Brasileiro, ainda mais em confrontos diante de concorrentes diretos, como esse clássico diante do Flamengo. Sabemos que teremos uma sequência que se desenha muito complicada, mas que pode nos colocar ainda mais em condições de lutar pelo título. É nisso que devemos focar’, disse Renato.

Para o compromisso diante do Flamengo, Caio Junior não poderá contar com o meia Elkeson, que recebeu o terceiro cartão amarelo contra o Coritiba e terá que cumprir suspensão. A sua vaga é disputada por Felipe Menezes e Everton, que pode ser mantido no setor mesmo com o retorno de Maicosuel, que não participou do confronto no Paraná por conta de uma crise de sinusite.

Continua após a publicidade

A confirmação do time que vai a campo deverá acontecer apenas no treino de sexta-feira, quando Caio Junior poderá contar com o retorno do goleiro Jéfferson e do lateral esquerdo Cortês, que estão servindo à Seleção Brasileira no Superclássico das Américas contra a Argentina. Existe a possibilidade de o zagueiro Antônio Carlos, se recuperando de estiramento muscular na coxa esquerda, reaparecer na vaga de Gustavo.

Mas a tendência, com essa dúvida no meio de campo e a indefinição na zaga, é o Glorioso formar com: Jéfferson, Lucas, Antônio Carlos (Gustavo), Fábio Ferreira e Cortês; Marcelo Mattos, Renato, Everton (Felipe Menezes) e Maicosuel; Herrera e Loco Abreu.

Nesta quinta-feira o elenco vai treinar na parte da tarde, assim como acontecerá na sexta-feira. No sábado pela manhã um recreativo encerra a preparação para o clássico e antecede ao período de concentração. No primeiro turno, atuando também no Engenhão, Flamengo e Botafogo empataram sem gols em um jogo de poucas emoções.

Fora de campo o clube continua vendendo ingressos para o tradicional ‘Feijão do Fogão’, evento que acontecerá no próximo sábado na sede de General Severiano. Os bilhetes custam R$ 70 sócios (proprietário e torcedor) e R$ 80 não-sócios e dá direito à comida, bebida (cerveja e refrigerante) e uma camiseta do evento, que vai durar entre 12h e 18h (de Brasília).

Publicidade