Clique e assine a partir de 9,90/mês

Botafogo e Flamengo prometem clássico nervoso no Rio

Por Da Redação - 5 fev 2012, 07h30

Por Leonardo Maia

Rio – Botafogo e Flamengo prometem fazer um clássico nervoso neste domingo, a partir das 19h30, no Engenhão. O jogo vale apenas pela quarta rodada da Taça Guanabara, o primeiro turno do Campeonato Carioca. Mas ganha em importância pela situação das duas equipes neste começo de temporada.

No lado do Botafogo, os dois empates consecutivos com o time titular criam incertezas sobre o elenco. E no Flamengo, a crise extracampo que culminou com a demissão do técnico Vanderlei Luxemburgo precisa ser estancada – ou amenizada – com uma vitória no clássico deste domingo.

A verdade é que o técnico Oswaldo de Oliveira, recém-contratado pelo Botafogo, precisa apresentar uma reposta para os problemas exibidos pela equipe nos empates contra Nova Iguaçu e Madureira. Sob pena de ver seu trabalho de poucas semanas ser precocemente questionado.

“Isso é uma coisa que precisamos combater aqui. Essa nuvem negra exagerada, essa carga negativa em cima de tudo e dos jogadores. Em uma partida de futebol podem-se ter resultados diferentes do que se espera”, comentou Oswaldo de Oliveira, irritado com a pressão sobre o grupo tão cedo na temporada.

A preocupação principal do treinador é com o meia Elkeson. Destaque no primeiro turno do Brasileirão do ano passado, o jogador segue vivendo a má fase iniciada no segundo semestre de 2011. Assim, ele pode perder a vaga de titular para o atacante argentino Herrera.

Com a saída conturbada de Luxemburgo, é uma incógnita com que estado de espírito os jogadores do Flamengo vão se apresentar no clássico. Estarão animados com a chegada de Joel Santana e a demissão do indesejado comandante? Ou, diante da turbulência nos bastidores, sem o foco necessário na partida?

Neste domingo, o auxiliar Jaime de Almeida deve ser o técnico interino do Flamengo, enquanto Joel ficaria apenas observando o time antes de assumir o cargo. Dentro de campo, todas as apostas flamenguistas para vencer o clássico estão no astro Ronaldinho Gaúcho.

Continua após a publicidade
Publicidade