Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Botafogo destaca importância de começar bem o Campeonato Brasileiro

Muitos times estão envolvidos na disputa das etapas decisivas da Copa Libertadores da América e da Copa do Brasil, por isto, deverão preservar jogadores ou simplesmente tirarem o pé do acelerador no início do Campeonato Brasileiro. Este não é o caso do Botafogo, que está focado apenas no Brasileirão e por isto pretende ter um bom começo, somando o máximo de pontos possível. A estreia é neste domingo, às 16 horas (de Brasília), quando o Glorioso recebe o São Paulo, no Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ).

Já o São Paulo está mais preocupado com as quartas de final da Copa do Brasil, assim como Palmeiras, Coritiba, Grêmio e Bahia, enquanto Vasco, Fluminense, Corinthians e Santos estão com maior interesse nas quartas de final da Libertadores.

‘Nós precisamos ter um bom começo de campeonato e somar o máximo possível de pontos, já que se trata de um sistema aonde todos os confrontos têm a mesma importância. O que conquistarmos neste começo pode ser fundamental para nos dar tranquilidade na sequência do trabalho. Regularidade é muito importante no Campeonato Brasileiro, senão o time chega na reta decisiva com a obrigação de fazer muitos pontos’, disse o volante Renato, que tem pensamento semelhante ao do goleiro Jefferson.

‘É muito importante fazermos gordura neste começo de Campeonato Brasileiro, senão podemos encontrar dificuldades do meio para frente. O pensamento do Botafogo é lutar pela conquista do título e, pelo menos, se não for possível ser campeão, garantir a vaga na Copa Libertadores. Isto vai exigir uma regularidade muito grande e fazer gordura acaba sendo muito importante, principalmente porque em épocas mais desgastantes podemos tropeçar’, afirmou o goleiro.

O lateral esquerdo Márcio Azevedo destacou a importância de se jogar apenas uma competição.

‘Nós precisamos aproveitar estes dois primeiros meses de Brasileiro para fazermos uma grande pontuação e conseguirmos ter gordura para a sequência do trabalho. Respeitamos todos os adversários, mas queremos somar muitos pontos agora. Depois, no segundo semestre, teremos que conciliar também a Copa Sul-Americana, que é muito importante, e, portanto, é importante termos alguma gordura para queimar quando este momento chegar. Vamos pensar em ganhar todos estes jogos no começo’, disse o lateral.

Em relação ao time que vai a campo, o técnico do Botafogo, Oswaldo de Oliveira, só vai definir nesta sexta-feira, último dia de treinos no centro de treinamentos da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), na zona oeste do Rio de Janeiro (RJ). O treinador não poderá contar com o zagueiro Antônio Carlos, com um edema ósseo no joelho, o volante Marcelo Mattos, com dores no joelho e o meia Andrezinho, que se recupera de um estiramento muscular na coxa.

Em compensação, o meia Fellype Gabriel, que vem se recuperando de dores no joelho, deverá reunir condições de jogo. O clube aguarda ainda um parecer da CBF para saber se poderá escalar o lateral direito Lucas, que foi expulso na derrota de 2 a 1 para o Vitória, que custou a eliminação na Copa do Brasil. Como o Botafogo não joga mais pelo torneio existe a dúvida se o atleta terá que cumprir a suspensão no Campeonato Brasileiro. Caso ele não possa jogar, Lennon, contratado após se destacar pelo Vila Nova no Campeonato Goiano, poderá estrear.

Nesta manhã de quinta-feira os jogadores trabalharam na academia da CBV e tiveram a oportunidade de acompanhar de perto o trabalho dos jogadores da Seleção Brasileira masculina de vôlei, que se preparam para a Liga Mundial e para os Jogos Olímpicos de Londres. Murilo, Giba, Leandro Visotto e outros atletas conversaram um pouco com os atletas botafoguenses. Nesta sexta o treino acontecerá na parte da manhã, com o grupo retornando depois do almoço para o Rio de Janeiro.

No sábado pela manhã um recreativo vai encerrar a preparação para a estreia contra o São Paulo e dar início ao período de concentração. O Glorioso não vence em uma estreia de Campeonato Brasileiro desde 2008, quando fez 2 a 0 no Sport.