Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Bento XVI afirma que futebol é uma “escola de respeito e sacrifício”

O Papa Bento XVI afirmou nesta sexta-feira que os esportes em equipe em geral e o futebol em particular representam uma “escola de respeito ao outro e do espírito de sacrifício pelo bem do grupo”, em uma mensagem por ocasião do início da Eurocopa-2012.

“O esporte de equipe, como o futebol, é uma escola importante para educar no sentido do respeito ao outro, também para o adversário esportivo, do espírito de sacrifício pessoal pelo bem de todo o grupo e da valorização dos dons de cada elemento que forma a equipe”, afirma o Papa em uma mensagem dirigida ao presidente da conferência episcopal polonesa, Jozef Michalik, reproduzida pela Rádio Vaticano.

“Se trata de superar a lógica do individualismo e do egoísmo que caracteriza com frequência as relações humanas, para dar espaço à lógica da fraternidade e do amor, a única que permite promover um autêntico bem comum em todos níveis”, completou.

Bento XVI também recordou o antecessor, João Paulo II, primeiro Papa que elogiou os valores do esporte e do corpo, para afirmar que “o senso de fraternidade, de magnanimidade, honestidade e o respeito do corpo são virtudes sem dúvida indispensáveis para todo bom atleta”.