Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Barça, Milan e o surpreendente APOEL nas oitavas da ‘Champions’

As oitavas de final da Liga dos Campeões começam nesta terça-feira com o atual campeão Barcelona visitando os alemães do Bayer Leverkusen, além do confronto entre o APOEL Nicósia, de Chipre, grande revelação da competição, e os franceses do Lyon.

Nesta quarta-feira, Milan e Arsenal enfrentam-se em San Siro para o choque mais aguardado desta primeira fase de mata-mata.

. Lyon – Apoel Nicósia

Todas as equipes que terminaram em segundo lugar nas suas chaves sonhavam em enfrentar os cipriotas, que surpreenderam a todos ao se classificar para as oitavas da competição como líderes do grupo B, eliminando times de maior tradição como o Porto ou o Shaktar Donetsk.

Os franceses do Lyon foram os ‘felizardos’ do sorteio, mas o favoritismo pode se transformar em pressão para uma equipe que mostrou toda sua fragilidade ao perder em casa por 2 a 1 para o fraco Caen no último sábado, pela 23ª rodada da Ligue 1. Os comandandos do técnico Remi Garde ocupam a quarta posição do Campeonato Francês, e têm a oitava pior defesa por ter levado 27 gols em 23 partidas.

Já o Apoel não foi poupado pelos problemas físicos. O zagueiro brasileiro Marcelo Oliveira é dúvida para a partida desta terça-feira e seus compatriotas Ailton e Manduca, responsáveis pela maior parte das jogadas ofensivas da equipe, não devem estar a 100% já que acabaram de voltar de lesões.

Mesmo assim, os torcedores cipriotas sabem que estão vivendo um momento histórico e avisaram em francês no seu site que iriam literalmente invadir o estádio de Gerland de Lyon, ao publicar a mensagem “a terra vai tremer, milhares vão para o jogo”

. Bayer Leverkusen – Barcelona

O Barça, que deixou o Real Madrid abrir 10 pontos na liderança do Campeonato Espanhol, praticamente disse adeus ao título nacional e deve apostar todas as suas fichas na ‘Champions’.

“Ganhar a liga espanhola? Vamos tentar defender o nosso título na Liga dos Campeões e depois veremos”, declarou o técnico Josep Guardiola após a derrota por 3 a 2 na casa do Osasuna no último sábado.

Apesar das dificuldades enfrentadas pelos catalães fora do Camp Nou, os alemães não devem ser páreo para a equipe que levantou nada menos que cinco troféus na temporada passada, inclusive o Mundial de Clubes, ao atropelar o Santos por 4 a 0 em dezembro.

O Bayer Leverkusen ocupa apenas a sexta posição da Bundesliga, quinze pontos atrás do líder Borussia Dortmund, que o derrotou por 1 a 0 no sábado.

O veterano Michael Ballack, de 35 anos, sofreu uma lesão no joelho e desfalcará sua equipe por 4 semanas, perdendo tanto a partida de ida desta terça-feira quanto a volta no Nou Camp.

. Zenit São Petersburgo – Benfica

Trata-se de um dois confrontos mais equilibrados destas oitavas de final, entre dois clubes que lideram seus campeonatos nacionais.

Os russos podem não estar no melhor da sua forma, já que não disputam uma partida oficial desde dezembro.

Já o Benfica vem de uma vitória tranquila por 4 a 1 sobre o Nacional Madeira no último sábado e continua invicto no Campeonato Português (15 vitórias e três empates), com cinco pontos de vantagem sobre o Porto.

. Milan – Arsenal

O confronto entre o time ‘rossonero’ e os ‘Gunners’ é o mais aguardado destas oitavas de final. O jogo desta terça-feira no estádio San Siro de Milão será a despedida do atacante francês Thierry Henry, maior artilheiro da história do Arsenal, que foi emprestado por dois meses ao clube londrino pelo New York Red Bulls, dos Estados Unidos.

No último sábado, Henry balançou as redes nos acréscimos para dar a vitória à sua equipe por 2 a 1 na casa do Sunderland.

Já o Milan assumiu de forma provisória a liderança isolada do Campeonato Italiano, com dois pontos de vantagem sobre a Juventus, que tem dois jogos a menos por ter tido partidas adiadas por causa da neve.

Os italianos poderão contar o atacante sueco Zlatan Ibrahimovic, suspenso no ‘Calcio’ por ter dado um tapa no rosto de um zagueiro do Napoli, que poderá ser escalado na Liga dos Campeões.

Os brasileiros Robinho e Thiago Silva devem ser titulares, mas Alexandre Pato ainda é dúvida já que ainda está se recuperando de uma lesão muscular.

Programação (no horário de Brasília):

Terça-feira:

(17h45) Lyon (FRA) – Apoel Nicósie (CHP)

Bayer Leverkusen (ALE) – Barcelona (ESP)

Quarta-feira:

(15h00) Zenit São-Petersburgo (RUS) – Benfica (POR)

(17h45) Milan (ITA) – Arsenal (ING)

As partidas de ida dos outros quatro confrontos das oitavas de final (Napoli (ITA)- Chelsea (ING), CSKA Moscou (RUS)- Real Madrid (ESP), Basel (SUI)- Bayern de Munique (ALE) e Olympique de Marselha (FRA)-Inter de Milão (ITA) serão disputadas nos dias 21 e 22 de fevereiro.

As partidas de volta estão marcadas para os dias 6, 7, 13 e 14 de março.