Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Azarenka perde primeiro set, mas confirma favoritismo na estreia

O Gland Slam de Roland Garros começou complicado para a bielorrussa Victoria Azarenka, nesta segunda-feira. A número um do mundo teve dificuldades, mas conseguiu vencer a italiana Alberta Brianti de virada, com parciais de 6/7 (6-8), 6/4 e 6/2, em Paris, na França.

Azarenka começou a partida forçando bastante o ataque, mas não concluiu a maioria das tentativas. Diante dos erros da bielorrussa, Brianti aproveitou para garantir o triunfo no set inicial, muito disputado e decidido apenas no tiebreak.

O susto da favorita Azarenka foi ainda maior na segunda parcial, quando a italiana surpreendeu e conseguiu vantagem de 4/0. No entanto, os fortes ataques da líder da WTA começaram a encaixar e minaram as chances de zebra na primeira rodada de Roland Garros.

Na parcial decisiva, Victoria Azarenka mostrou toda a sua superioridade diante da número 105 no ranking mundial. A reação, contudo, não evitou os números ruins da bielorrussa, que terminou com 60 erros não-forçados, estatística atípica para a melhor do mundo.

Sua próxima rival será a alemã Dinah Pfizenmaier, que saiu do qualificatório e passou pela francesa Caroline Garcia na estreia pela chave principal. A partida finalizou com parciais de 3/6, 6/4 e 6/3.

Quem também foi surpreendida no primeiro set foi a sérvia Jelena Jankovic. A tenista pareceu não ter entrado para a disputa na primeira parcial, mas conseguiu reverter o ‘apagão’ nos sets seguintes.

A sérvia que já esteve no topo da WTA enfrentou a austríaca Patricia Mayr-Achleitner e conseguiu a vitória por 2 sets a 1, com parciais de 1/6, 6/1 e 7/5. Agora, Jankovic encara a vencedora do confronto entre a norte-americana Varvara Lepchenko e a cazaque Ksenia Pervak.

Já a eslovaca Dominika Cibulkova não teve dificuldades para confirmar seu favoritismo contra a local Kristina Mladenovic e garantiu espaço na próxima rodada em sets diretos, com parciais de 6/4 e 6/2.

A espanhola Anabel Medina Garrigues também passou da estreia com 2 sets a 0 no placar, depois de aplicar parciais de 6/2 e 6/1, contra a britânica Laura Robson. O representante da Espanha duela com a francesa Irena Pavlovic na segunda fase.

A surpresa na primeira rodada ficou por conta da alemã Mona Barthel, eliminada pela norte-americana Lauren Davis com um duplo 6/1. A tenista dos Estados Unidos pega a vencedora do duelo entre sua compatriota Christina McHale e a belga Kiki Bertens.