Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Azarenka lidera o ranking e Clijsters despenca 16 colocações

As duas últimas campeãs do Aberto da Austrália vivem situações opostas na carreira. Enquanto a bielorrussa Victoria Azarenka é a atual número um do mundo, após vencer seu primeiro Grand Slam, no sábado, a belga Kim Clijsters, campeã da edição de 2011, perdeu muitos postos no ranking da WTA.

Sem conseguir defender seu título, a belga foi derrotada nas semifinais pela própria Azarenka e despencou. No domingo, ela ocupava a 14colocação, já nesta segunda-feira ela está no 30posto.

Para conquistar o campeonato, a bielorussa teve que derrotar a russa Maria Sharapova. Agora, Azarenka aparece pela primeira vez no topo do ranking, com uma confortável vantagem sobre a segunda colocada, a tcheca Petra Kvitova. A diferença das tenistas é de 895 pontos. Já Sharapova, conquistou a terceira colocação, subindo uma posição da lista passada. A diferença dela para Kvitova é de apenas 130 pontos.

Caroline Wozniacki, que não passou das quartas de final do Aberto da Austrália, caiu três posições e aparece agora como a número quatro do mundo. A diferença da dinamarquesa para a nova líder é de 1.500 pontos. Já para Sharapova, são apenas 475 pontos, o que demonstra grande equilíbrio entre as quatro primeiras no ranking da ATP.

A australiana Samantha Stosur permanece na quinta colocação, mas com grande afastamento das primeiras colocadas. Com 100 pontos a menos, vem a polonesa Agnieszka Radwanska na sexta posição, melhorresultado de sua carreira. A lista continua com a sétima colocada a francesa Marion Bartoli, seguida pela russa Vera Zvonareva (8 ), a chinesa Na Li (9 ) e a alemã Andrea Petcovic (10 ).

Já nas duplas, as russas Vera Zvonareva e Svetlana Kuznetsova, campeãs do Aberto da Austrália, dispararam no ranking, subindo para a 25e 24colocações. Kuznetsova foi quem mais se destacou, subindo 62 posições. Já sua compatriota, teve uma ascenção de 48 colocações.